Num mercado altamente competitivo é necessário ter diferenciais acima da média e saber se comunicar, se posicionar e estar preparado para todo os momentos. Possuir um planejamento estratégico da sua marca pessoal será um grande diferencial em sua carreira e lhe dará suporte no momento mais difícil, o Desemprego.

Na verdade, se a sua estratégia pessoal estiver bem definida, a sua comunicação alinhada ao seu propósito e se tiver um bom conteúdo o desemprego ao longo do tempo passará longe do seu discurso já que a partir de determinado momento as oportunidades chegarão até você e não você correndo atrás delas. Conforme compartilhado com vocês na última semana no post “Como conseguir uma promoção ou um novo emprego” defino 10 passos para o desenvolvimento de uma marca pessoal e neste quero compartilhar 4 deles.

“Os sonhos são o ponto de partida, e não de chegada. Você precisa de estratégia para chegar onde deseja!” Arthur Bender

1) Quem é você? Qual a sua história, seus valores e a sua missão.

Revisite a sua história e escreva sobre ela seus acertos e seus erros, de onde vem e para onde vai, mas acima de tudo entender e compreender quem é você como marca o que construiu até aqui. E o que deseja construir a partir deste momento.

Seus valores profissionais têm total relação com os seus valores pessoais. Não pode faltar claro ética, respeito e honestidade. Além destes quais os que o diferenciam dos demais?

Sua missão precisa solucionar problemas, dores e atender as necessidades que o mercado possui.

2) Ter bem claro o seu propósito.

O propósito precisa comunicar a sua essência o porquê você existe. Está totalmente relacionado com o que amamos fazer, o que fazemos bem-feito e por fim como você ajuda a sociedade a ser melhor?

3) Quem são meus concorrentes dentro do mercado que atua.

Antes de mais nada concorrentes não são inimigos e você pode aprender muito com eles.

Identificar quem são os profissionais que atuam na mesma área que você é muito importante e monitorar seus movimentos pode ajudar a definir táticas da sua estratégia de marca pessoal. Quem são os que hoje se diferenciam? O que eles fazem para se diferenciar? O que ele estuda?

Como fazer isso?

Estar presente em eventos, congressos, realizar networking com o mercado que você atua e claro estar presente de forma ATIVA no Linkedin.

4) Identifique os seus pontos fortes e fracos e se posicione estrategicamente baseado em uma análise de SWOT.

Após definir a sua missão, visão, seus valores, seu propósito e identificar a sua concorrência chegou o momento de olhar para suas competências como profissional que visa o autoconhecimento e irá facilitar a tomada de decisão sobre que passos deverá tomar para que alcance todos os seus objetivos a partir de uma analise de Swot.

As etapas são:

  • Pontos fortes

Quais são os seus conhecimentos acadêmicos, técnicos, cursos especializações e experiências. Pontuar os mais fortes e os que te diferencia da sua concorrência.

  • Pontos Fracos

Quais conhecimentos e experiências que você ainda não possui e que precisa buscar se especializar, aprender e vivenciar para que tenha a bagagem necessária para se tornar autoridade no que faz.

  • Ameaças

Fora do seu controle, mas que pode afetar todo o seu planejamento maior exemplo é a pandemia. O que ela impactou no mercado e nos profissionais de diversas áreas?

Necessário monitorar todo e qualquer movimento que pode afetar a área, segmento e ainda a sua carreira.

Outro exemplo é a tecnologia e inovação que estão mudando tudo em nossa volta e tem impacto direto sobre as nossas carreiras.

  • Oportunidades

Outro fator que não está no seu controle só que é necessário monitorar são as oportunidades que o mercado que você atua pode gerar. Ela pode definir e mudar seus próximos passos, aproveitando cada uma delas.

Um bom exemplo neste momento é usar e abusar das ferramentas digitais como instagram e linkedin para se apresentar com vídeos, conteúdos escritos, experiências e sua posição sobre diversos temas relativos a sua profissão, aproveitando que todos estão engajados nas redes sociais e que a pandemia acelerou ainda mais estes canais.

O segredo sobre a Análise de Swot é aproveitar as forças para alavancar as oportunidades que o mercado te apresenta e se preparar para as ameaças que possam surgir como uma demissão não esperada.


Hora de tabular as informações num arquivo único com tudo que levantou até aqui, é o primeiro passo para desenvolver a gestão da sua marca pessoal. Repito, extremamente importante documentar.

Como um trabalho de Gestão de Marca de um produto ou serviço tudo deve ser estudado e escrito para ser compartilhado para não ser esquecido.

Ou seja, a partir destas informações que você vai começar a desenvolver o seu planejamento estratégico da sua marca pessoal. Na próxima semana continuaremos do passo 5 até o 9.

Vamos começar?

Boa semana e sucesso para todos.