A 5ª etapa para desenvolver a sua marca pessoal consiste em criar um plano estratégico de comunicação. Já dizia o saudoso Chacrinha:

“quem não se comunica se trumbica”

Mais o que é Comunicaçao?

O conceito de comunicação vem do latim communicare, que significa tornar comum, compartilhar, trocar opiniões, associar, conferenciar. O ato de comunicar implica em trocar mensagens, que por sua vez envolve emissão e recebimento de informações.

Para que a comunicação seja efetiva 3 processos importantes nortearão os caminhos a serem percorridos e quais investimentos financeiros serão necessários. Importante sempre lembrar que sim é necessário investir tempo e possuir um planejamento semanal para a construção, acompanhamento e mensuração. São eles:

Diagnóstico, Implementação, Mensuração.


Diagnóstico

Nesta fase é a pesquisa será fundamental seja ela quantitativa quanto qualitativa.

  • Analise de cenários, presença digital e reputação.

Estamos olhando para você neste momento é quase uma auditoria para compreender em que momento você se encontra.

Realize uma pesquisa com seu networking com perguntas que digam respeito as suas diretrizes apresentadas no post “4 primeiros passos para desenvolver sua marca pessoal”

Neste passo quero que você documente como está a sua presença digital, numero de seguidores no instagram, conexões no linkedin, facebook, quais são os seus números? E o que compartilhou ao longo dos últimos 3 meses.

  • Lead, persona ou público-alvo?

Não quero que se prenda a estes conceitos é o momento de se concentrar em você e nos seus objetivos. Se o seu conteúdo for relevante quem você deseja atingir chegará até você de forma natural. Não estamos falando de um produto estático mas de uma estratégia de Marca Pessoal.

Neste caso é mais importante interagir atender a todos, compartilhar, trocar opiniões do que focar em uma ou mais personas.

  • Concorrentes

Saber o que e como seus concorrentes se comportam, o que estão fazendo e aprender com eles, observar erros e acertos.

  • Canais de comunicação.

Adquirir conhecimento sobre todos os canais de comunicação que o mercado está utilizando e como elas funcionam.


Implementação

Hora de começar o plano tático de forma estruturada.

Definição de objetivos, metas e estratégias alinhado a suas diretrizes estratégicas e a pesquisa realizada no diagnóstico você irá definir quais os canais de comunicação você utilizará, qual a periodicidade e o momento de cada uma delas.

Realize um planejamento mensal e semanal do conteúdo que deseja compartilhar e comunicar.

Lembre-se que é importante seguir os 3 Cs do desenvolvimento da sua marca pessoal: Clareza, Consistência e Coerência.

  • Cronograma

Mais importante que ter um cronograma é não deixar de segui-lo por isso sugiro encontrar uma ferramenta para que lhe ajude a gerenciar, minhas sugestões são: Trello, SmartSheet, Project Planner ou a própria agenda do gmail com uma boa planilha de excel.

  • Investimento

O investimento financeiro e de tempo vai muito além de impulsionar conteúdos na internet mas também com vestuário, equipamentos, fotos profissionais, entre outros que tenham relação com a sua área de atuação e que tenha impacto na sua comunicação.

Mensuração

“Se você não medir, você não pode gerenciar”

Nenhuma empresa pode ser gerida sem acompanhar os seus indicadores e a sua marca pessoal também não, então definir quais os indicadores são os mais importantes para sua marca pessoal, mensurar e acompanhar diariamente, semanalmente e mensalmente, claro os kpis vão depender de quais são os seus objetivos.

Agora que você já aprendeu como planejar a comunicação da sua marca pessoal, vamos elaborar o seu plano de carreira em 9 passos? Fica ligado na coluna Marketing de Valor que semana que vem tem mais!

Boa semana

Eu sou o Gabriel Souza apaixonado por marketing!