Dando continuidade no tema “Como conseguir uma promoção ou um novo emprego” hoje é dia de desenvolvermos o seu plano de carreira em apenas 9 passos.

Qual a importância de desenvolver um plano de carreira?

Esta etapa você ira determinar as metas e todos os passos necessários, estamos entrando no plano tático do desenvolvimento da sua marca pessoal.

Observação: minha sugestão é abrir uma conta gratuita no Trello e registrar todas as etapas em modo canva é muito importante que você documente todos os passos e insira datas de quando irá realizar cada passo.

Passo 1: Sair da zona de conforto

Momento de identificar em que momento você está, o que faz e o que gosta de fazer. Crie um cartões no trello com as perguntas citadas abaixo e as respostas.

  • O que me faz vivo? O que está no piloto automático? O que levo nos meus bolsos? Quem eu admiro e ainda não conheço? Que eu sou, sem falar de trabalho em nenhuma parte da resposta.
  • Qual o meu propósito? Desenvolvido nas etapas anteriores.

Passo 2: Reflita sobre o seu estado atual

Hora de detalhar o Eu profissional com todos os detalhes da sua ocupação, mesma dinâmica de perguntas e respostas. Importante não apenas responder e sim refletir sobre cada resposta e começar a lembrar quem você gostaria de ser, quais eram seus sonhos de infância ligando como que está fazendo agora.

Reflita sobre qual o tamanho do desvio que teve na vida para o momento atual.

  • Qual a sua formação? Qual o seu cargo atual? Empresa que trabalha? O que gosta de fazer no atual trabalho? O que não gosta?

Passo 3: Defina seu objetivo

Baseando-se pelo seu atual cenário profissional hora de detalhar todos os seus objetivos, sejam eles de curto, médio e longo prazo, aonde você quer estar e fazendo o que em:

  • 1 ano
  • 2 anos
  • 5 anos

Este exercício não é só para aqueles profissionais que não estão satisfeitos com o momento atual e sim para todos, reflita este pensamento:

“Se você não tem objetivos nem metas,

não tem nada! “

Passo 4: Valide seus objetivos

Cada objetivo citado no passo anterior precisa ser validado e documentado com o que será necessário realizar para alcançar cada um deles.

Seja curso, mudança de emprego, de segmento, entre outros.

Importante ter transparência e pesquise muito para que tenha todas as informações necessárias e quais ferramentas você precisará para bater todas as suas metas pessoais referente a sua carreira.

Passo 5: Hora de traças metas

Para alcançar cada degrau hora de definir as datas de inicio de cada passo, de cada atividade ou curso.

A vida, sem uma meta, é completamente vazia.

Sêneca

Passo 6: Invista em autoconhecimento

Em resumo, estudar nunca é demais

Passo 7: Quantos livros você já leu esse ano

Quais leituras são importantes para chegar aos meus objetivos? Definir prazo para a leitura. Mínimo de 4 livros por semestre entendo como suficiente.

Passo 8: Pesquisa

Se aprofunde no setor, tipo de empresa, segmento que está buscando. Faça conexões com profissionais das empresas e do segmento via linkedin.  Participe de feiras e congressos.

Pesquisa e Networking é a base para a sua estratégia de marca pessoal.

Passo 9: Estipule prazos

Sim, definimos nas atividades anteriores as datas e metas para cada etapa, mas nunca é tarde para lembrar. Registre novamente e crie lembretes cole em seu escritório, sua geladeira, na porta do banheiro, aonde for para não esquecer.

É natural cairmos na rotina do dia a dia e deixarmos estas obrigações para depois e é aí que caímos no “amanhã eu faço”. Por este motivo trago o passo 9 com objetivo de relembrar os objetivos e metas estabelecidas.


Na próxima semana finalizarei todos os passos para Conquistar um novo emprego ou uma nova oportunidade.

Comente abaixo se está acompanhando todos os passos e tire dúvidas sobre cada etapa que estarei respondendo a todos.

Sou o Gabriel Souza e meu propósito é orientar a partir das minhas experiências e estudos acadêmicos aos profissionais que buscam desenvolver um plano de carreira e planejar uma estratégia de Personal Branding com seus diferentes objetivos pessoais.