Olá, seja bem-vindo(a) aos últimos passos da série “Como conseguir uma promoção ou um novo emprego”. Se você não acompanhou desde o início os conteúdos estão disponíveis no Blog Marketing de Valor, que você acessa pelo site da Tribuna (tribunapr.uol.com.br).

Nesta etapa vamos contar a “nossa história” para o mercado e para isso você precisa responder a seguinte pergunta: Como você quer ser reconhecido? Reflita e escreva. Desta forma você poderá voltar, consultar e alterar sempre que for necessário.

Descrever como você quer ser reconhecido irá te gerar insights de como você deve se posicionar ao contá-la. Seja claro, objetivo e sem rodeios, e lembre-se que esta história deverá ser contada tanto no seu ambiente corporativo e familiar, como também no ambiente digital.

“E se eu não estou presente no ambiente digital?”

Garanto que seus concorrentes a futuras vagas e oportunidades de promoção estão. Então, pare de arranjar desculpas. Comece já a aprender as melhores práticas de como a internet poderá lhe ajudar a dar um impulso em sua carreira.

A rede social mais importante para sua vida profissional é o Linkedin, que tem como objetivo aproximar profissionais, gerar relacionamentos, te ajuda a se manter atualizado e, claro, é neste canal que seu perfil e a sua história profissional deverão ser contadas diariamente. Sim, diariamente.

O que o linkedin pode fazer por você?

  • Te aproximar de CEOs, VPs, e grandes personalidades e profissionais que você nunca imaginou poder se conectar, quem dirá conversar, trocar ideias e experiências;
  • Gerar conexões com tomadores de decisão;
  • Possibilidades de gerar negócios;
  • Ser indicado;
  • As melhores oportunidades estão lá;
  • Realizar cursos gratuitos e online;
  • Participar de grupos de discussões;
  • Compartilhar seu conteúdo e experiências;
  • Ser visto e ser lembrado.

Mas não basta apenas ter um bom cadastro. Como em toda rede social é necessário que ela seja ativa e que você utilize das melhores estratégias e práticas que a plataforma oferece. Veja como fazer no post “Como ter um perfil PODEROSO no linkedin.”

“Gabriel eu posso usar outras redes sociais também?”

Sim, deve. Exemplo é o Instagram, que está em alta. Desenvolva um plano de comunicação para sua marca pessoal. Quer saber como? Clique aqui.

Agora, não esqueça que o perfil, o objetivo e o conteúdo devem ser o mesmo em todas as redes sociais. Inclua nesta estratégia um site próprio que una todas as informações. Você mesmo pode fazer utilizando plataformas como o Wix. Só não esqueça de registar seu site no registro.com.


Por que você deveria ter um mentor?

Um mentor irá lhe ajudar a enxergar a encontrar um sentido mais significativo para sua vida pessoal e profissional. Mas o que é um mentor? Segundo a Sandra Betti da Endeavor mentor:

“é aquele que dá suporte e encorajamento para que a outra pessoa gerencie seu próprio aprendizado, maximize seu potencial, desenvolva seus skills, aprimore sua performance e se torne a melhor pessoa que ela possa vir a ser.”

Os grandes profissionais e líderes possuem e buscam em determinados momentos mentores para lhes auxiliarem. Por que você não?  Alguns exemplos: O mentor de Alexandre, o Grande, foi Aristóteles; o de Martin Luther King foi Gandhi; o de Jim Collins foi Peter Drucker; e assim por diante.

O mentor irá te orientar a partir das suas experiências e estudos acadêmicos, aos profissionais que buscam desenvolver um plano de carreira e planejar uma estratégia de Personal Branding com seus diferentes objetivos pessoais.

Um mentor pode mudar o seu destino.

Desejo muito sucesso em sua carreira.

Eu sou Gabriel Souza, apaixonado por marketing, mentor e consultor.