Network significa uma rede ou um grupo de pessoas conectadas a interesses profissionais e o “networking” tem relação com a movimentação, ações, eventos que tornam esta rede ativa.

Fazer networking é construir uma relação com a sua rede de contatos, mantendo-a ativa a longo prazo. Esta é uma estratégia fundamental para o crescimento de qualquer profissional de qualquer profissão.

Ser o melhor já não basta. Você precisa aprender a se relacionar, a se comunicar com a sua rede e ainda manter uma estratégia de aumento de abrangência do seu network.

Seguem dicas importantes para manter o seu network ativo:

  • Saber ouvir
  • Compartilhar ideias e experiências
  • Se fazer presente
  • Participar de cursos, workshops, palestras e eventos da sua área
  • Focar em pessoas e empresas que interessam ao seu objetivo profissional
  • Conhecer as pessoas

Lembre-se: não é a quantidade de pessoas que fará a diferença e sim a qualidade do seu network.

Importância de fazer Networking

Gerar autoridade.

Este é um dos principais pilares de ter uma rede de contatos ativa, para que possam visualizar o que você faz, no que você é bom e nos seus diferenciais competitivos que você tem como profissional.

Desta forma o mercado o enxergará e terá contato com seu trabalho e suas realizações, e ainda você também poderá aprender muito se cultivar e se relacionar bem com a sua rede.

Veja algumas vantagens de fazer um bom networking:

  • Visibilidade da sua marca pessoal
  • Sempre estar recebendo novas oportunidades
  • Realizar novos negócios
  • O mercado te enxergará como um perfil diferenciado
  • Oportunidade de crescimento na própria empresa
  • Convites para palestras, workshops e lives do instagram por exemplo.

Não esqueça que esta é uma via de mão dupla. É fundamental que você compartilhe conhecimentos, auxilie e esteja sempre disposto a colaborar.

Para quem está em inicio de carreira isto é ainda mais importante, pois além de começar cedo a construir a sua marca pessoal, você poderá ouvir profissionais que estão a mais tempo no mercado e se relacionar com eles. Eles poderão ser como mentores da sua carreira.

Pense desta forma: se a nossa primeira referência são os nossos pais, é importante encontrar boas referências também na vida profissional.

Meu conselho é escolher um ou dois profissionais de destaque para que eles sejam seus mentores de carreira. Profissionais que você tenha acesso e tenha abertura para manter um networking ativo.


Linkedin como ferramenta de Networking

O Linkedin é a ferramenta mais poderosa para se fazer networking. Agora, jamais deixe as demais de lado. Jamais se esqueça de que é nas redes sociais que as empresas pesquisam sobre nós. Portanto, elas precisam estar em sintonia e adequadas aos seus objetivos profissionais.

Cuidar da imagem pessoal nas redes sociais fará a diferença numa contratação ou numa promoção. Quer saber como ter um perfil poderoso no Linkedin? Acesso o conteúdo que já escrevi sobre o tema: “Como ter um perfil PODEROSO no linkedin.”


Vamos fazer Networking? Me adicione no Linkedin:

https://www.linkedin.com/in/gabrielsouza78/

Que o sucesso caminhe sempre ao seu lado.

Eu sou Gabriel Souza, mentor, consultor e apaixonado por marketing.