O que é custo variável e custo fixo? Quais os itens que fazem parte dos custos de produção, diretos ou indiretos? Quais são os impostos incidem sobre meu produto ou serviço? Qual a meta ideal de margem de contribuição? Como calcular o Mark up? Qual o lucro esperado?


Os custos e a decisão sobre o preço de venda de um produto ou serviço tem grande influência em como ele será aceito pelo mercado, a decisão sobre quanto o seu produto ou serviço será cobrado necessita de uma base científica e não o quanto “eu” empresário gostaria de colocar de mark up e quanto quero ter de lucro.

A tomada de decisão sobre preço ainda necessita de uma avaliação mais ampla como as constantes mudanças que acontecem no mercado como econômicas, políticas e até ambientais.

O Gestor de Marketing precisa entender e compreender todos os conceitos teóricos e os elementos básicos para a formação do preço de venda, tais como: custo fixo, variável, mark-up, custeio, margem e lucro líquido. O preço de venda e a gestão de custos são elementos fundamentais no planejamento estratégico de marketing.

Porter (1989, p. 31) diz que o eficaz processo de gestão de custos passa, necessariamente, pela eficiência e eficácia das atividades de planejamento, execução e controle. As empresas estão buscando a redução de custos e aumento da produtividade de diversas formas. Ele coloca a liderança em custos como uma das alternativas estratégicas, ou ainda, a diferenciação de produto.

Tem cuidado com os custos pequenos! Uma pequena fenda afunda grandes barcos.

Benjamin Franklin

Segundo Barbosa (2010, p. 50), deve considerar o contexto geral do negócio: estrutura de custos, valor percebido pelo cliente, produtos alternativos, concorrência, tecnologia aplicada, além de valores intangíveis como marca, confiabilidade, localização etc. Ou seja, o entendimento sobre todos os formatos de custeio é fundamental para o sucesso de uma empresa. Determinar o melhor preço de venda é fator crítico para se alcançar o sucesso.

O consumidor muitas vezes toma a decisão sobre a compra com base no preço dos produtos. As grandes massas dos consumidores por exemplo possuem grandes desejos e necessidades, mas com recursos limitados.

O Gestor de Marketing tem como obrigação entender e compreender todo o processo de custeio de uma empresa, só assim ele poderá tomar as melhores decisões estratégicas de preço para que sua empresa alcance o seu objetivo de mercado e lucro esperado.

Mas realizar a correta Gestão de Custos na formulação do preço do produto não quer dizer que não deve-se investir para Inovar.

Se você quer algo novo, você tem que parar de fazer o velho.” – Peter Drucker, guru da administração

Investimento não é custo, é uma estratégia de aplicação de recursos para se alcançar novos objetivos. Ou seja, não investir significa permanecer no mesmo lugar e já está provado na história que permanecer no mesmo lugar leva os negócios a falência.

Sou a favor do equilíbrio. É necessário realizar a Gestão de Custos mas também a Gestão por Lucro. Abordarei este tema na próxima semana relacionando Gestão do Lucro a Inovação.

Bons negócios.

Que o sucesso caminhe sempre ao seu lado.

Eu sou Gabriel Souza mentor e consultor apaixonado por marketing.