O Instagram pode se tornar uma máquina de vendas para sua empresa só que é necessário alguns cuidados para ser mais assertivo, por isso gostaria de compartilhar alguns insights do que deve e não fazer.

Primeiro passo é o que não fazer.

1) Não faça sorteio

O sorteio vai atrair novos seguidores que tem como único objetivo ganhar o prêmio.

Eles não chegaram até você pelo seu conteúdo, marca, produto ou serviço. Este novo seguidor vai deixar de te seguir após o sorteio ou em algum momento ou se tornará um seguidor fantasma.

Em resumo, ele não vai comprar, não vai engajar, não vai voltar a curtir, ele não é seu alvo, sua persona e seu público alvo.

2) Não automatize o Instagram

Vivemos o momento da humanização do atendimento, do comentário e da resposta no direct. Automatizar o Instagram é voltar a década passada.

O Instagram é um canal de vendas e você não coloca um robô para realizar suas vendas. O Instagram não pode ser tratado como uma ferramenta paralela a ponto de automatizar. 

Se você não tem tempo, saia do Instagram.

3) Não compre seguidores

Bom, não preciso nem comentar este tópico.

Além do perigo de sofrer sanções do próprio Instagram. Sim, ele penaliza perfis que compram seguidores.

4) Não troque curtidas.

Prática comum mais de pouco efeito, lembre-se que você não precisa ter 10 mil seguidores, você precisa ter 1.000 clientes.

5) Não transforme seu perfil em vitrine

O que você faz quando pega um folder de promoções no sinaleiro? Ou na rua?

Mais de 96% das pessoas jogam fora imediatamente sem ao menos folhear.

Seu perfil não pode ser vitrine pois irá se tornar este folder do sinaleiro, isso é fazer fundo de funil, não funciona.


O que gera engajamento, relacionamento com a marca e vendas?

Histórias

Comece contando suas histórias, sua trajetória e o dia a dia da sua empresa, lembre-se que apesar de estarmos no mundo digital a sua comunicação não pode ser fria e simples.

Você pode contar sobre uma conquista, metas alcançadas, novos investimentos entre outros. Faça uma live para contar e apresentar as novidades da semana e disponibiliza no IGTV e no Feed.

Conteúdo

Gere conteúdo em vídeo, texto e fotos. Faça reels, tire dúvidas e conte sobre as características dos produtos que você vende ou do serviço que você presta. 

Comemore os dias especiais do calendário como: dia dos namorados, dia da independência, início da primavera entre outros. Não perca nenhuma data.

Para facilitar faça um planejamento semestral ou anual das datas mais importantes e que interessam ao seu público.

Lembre-se que não é o momento de vender e sim de compartilhar conteúdo.

Abuse das funcionalidades

O Instagram não para de inovar e lança sempre novas funcionalidades então teste e utilize todas elas e a partir das métricas decida utilizar as que mais lhe trazem engajamento em consequência futuras vendas. Você precisa testar e experimentar. 

Responda e comente

Todo comentário dos seus clientes ou mensagens no direct devem ser respondidos. Fuja da automação e humanize todo atendimento.

Se você não consegue cuidar destes detalhes pessoalmente por falta de tempo terceirize ou contrate mas não automatize.

Lembre-se se você não tem tempo saia do Instagram.


Cada empresa, produto ou serviço tem características específicas que irão engajar seus consumidores de formas diferentes, sempre gosto de repetir:

Não faça mais do mesmo e não copie.

Transforme seu Instagram em um canal de comunicação e de vendas. Utilize de boas práticas sem deixar de lado o seu DNA, seu propósito. Ele tem que ser a sua cara.

Eu sou Gabriel Pianaro de Souza, consultor e mentor de Marketing.