Episódio 1

Chegou o momento de pensarmos em 2022 mas sem esquecer que muitas coisas ainda devem ser feitas em 2021 para colher resultado no próximo ano.

E, claro que o marketing digital será o manda chuva das previsões acompanhado de algo muito importante e que foi o maior diferencial para as empresas que cresceram em 2021:

A humanização do processo de venda e do atendimento.

Mas não podemos esquecer das campanhas off e das lojas físicas que sem dúvida começam a passar por uma transformação ainda mais significativa.

Vamos lá?

Social e-commerce.

Nada mais é que vendas nas redes sociais.

Em 2021 as vendas provenientes das redes sociais cresceram 47% de acordo com NuvemCommerce e claro 2022 este número deve ser ainda maior sendo que em sua maioria as vendas são provenientes de pequenos e médios empreendedores.

Atenção, no Brasil são mais de 90 milhões de varejistas e apenas 2% é digitalizado, ou seja, tem muita oportunidade e espaço para todos.

Se você ainda não tem uma estratégia para tornar suas redes sociais mais atrativas e campeãs de vendas, não deixe de ler o conteúdo sobre como Transformar seu Instagram num campeão de vendas.

Humanização da venda e do atendimento

Cada dia mais as pessoas estão fugindo do atendimento robotizado ou automatizado. Mesmo aquele que é realizado por uma pessoa com um script engessado e padronizado.

Chegou o momento de personalizar o atendimento para cada cliente, atendimento individual e personalizado mesmo. Para isso sua equipe e você deverá estar preparado, se aperfeiçoe e se adapte ao seu cliente, ele quer ser atendido com exclusividade e agilidade em todos os momentos que ele tiver com a sua empresa.

Omnichannel se consolida em 2022

OmniChannel tem como objetivo valorizar a experiência do cliente em todos os momentos que ela tem contato com a sua empresa, seja na loja física, no site (e-commerce), telefone, whatsapp entre outros.

É necessário integrar e criar processos únicos em todos os canais de venda, atendimento, sac, pós-venda unindo o físico e digital.

Mas não basta apenas integrar os canais de atendimento, mas toda a corporação precisa fazer parte como logística, tecnologia, financeiro, ou seja, todas as áreas da empresa.

Conteúdos em vídeos e mais interativos

Não tem fórmula mágica, os clientes estão cada dia mais abertos a receber conteúdos interativos em formato de vídeos e 3D, abuse em 2021 deste formato de conteúdo.

Plataformas como instagram e tik tok lideram o ranking de anúncios nestes formatos.

Vendas via WhatsApp

A pandemia potencializou o uso do WhatsApp para fazer negócios, segundo uma pesquisa da consultoria Accenture, existem mais de 160 milhões de usuários do WhatsApp no Brasil. Destes, 83% utilizam o aplicativo para fazer compras online. (fonte: Mundo do Marketing)

Busque uma boa plataforma, treine sua equipe e comece já a vender via whatsapp para seus clientes. Agora não esqueça de manter o atendimento humanizado sem URAS longas e com atendimento personalizado.

Integre um bom gateway de pagamento para agilizar o pagamento e não esqueça de entregar muito rápido.

Entregas expressas

Em 2021 as grandes corporações como Mercado Livre, Magazine Luiza entre outros se diferenciaram por entregar as compras digitais no mesmo dia ou no dia seguinte. Em 2022 este movimento será ainda maior e será necessário que você se adapte e se prepare, o consumidor vai ficar cada dia mais exigente para receber a sua compra o mais rápido possível.

Lojas Físicas

Chegou o momento de repensar a sua loja física ela não poderá ser mais apenas um depósito de produtos para que seu cliente retire da prateleira e leve para casa.

Sua loja precisa prover de uma experiência única para cada cliente que entra. Desde o atendimento até a saída da loja, decoração, cheiro, comunicação visual, tecnologia presente entre outros.


Na próxima semana episódio 2 das previsões de marketing para 2022

Eu sou Gabriel Valter Pianaro de Souza, consultor e mentor de Marketing.