No post anterior falei de sete previsões para o marketing em 2022 e como prometido segue o episódio 2 com estratégias que farão a diferença no próximo ano se estiverem em seu planejamento de marketing.

Antes vamos relembrar quais foram os itens citados no post anterior:

  • Social e-commerce
  • Humanização da venda e do atendimento
  • Ominichannel se consolida em 2022
  • Conteúdos em vídeos e mais interativos
  • Vendas via WhatsApp
  • Entregas Expressas
  • Lojas Físicas

Você pode ler mais no post anterior. Clique aqui!

Budget para Mídia paga Digital

Sim, você precisa equilibrar a balança, a mídia tradicional cada dia mais perde força já a mídia digital deve ter um salto ainda maior em 2022.

De acordo com a Kantar teremos o seguinte cenário para 2022 de investimento líquido.

  • Vídeo Online – 76%
  • Influenciadores – 71%
  • Anúncios nos stories – 70%
  • Anúncios no Feed – 68%
  • Streaming em smartTV – 56%
  • Display – 55%
  • PodCasts – 45%
  • OOH Digital – 35%
  • Comercial na TV – 18%
  • Programas de TV – 14%
  • OOH Tradicional – 6%

Se você já está seguindo esta divisão de investimento de mídia está no caminho certo, se não, aproveita a oportunidade para replanejar seu orçamento de mídia para 2022 e estar onde seu cliente está.

Um rosto para sua marca

Muitas marcas já vêm se diferenciando ao criarem uma identidade para sua marca, um rosto ou um ícone, que a diferencie. Um belo exemplo vem da Magalu. Quem não a conhece?

+ Leia também: Como transformar o seu Instagram em uma máquina de vendas

Dar um rosto ou um ícone para sua empresa e que transmita seus valores e propósito irá gerar maior engajamento e relacionamento com a sua marca, humaniza e aproxima seu cliente.

Claro que de nada adianta se não manter o atendimento humanizado e de qualidade.

Co-Branding

O que é esta estratégia?

É a união de duas empresas muitas das vezes sem uma relação direta ou concorrência que se juntam em uma ação para fortalecer suas marcas e se diferenciarem no mercado.

+ Veja também: Como possuir um e-commerce de sucesso e vender muito na internet.

Não é uma prática nova e não é um modismo do marketing, muito pelo contrário todas as empresas que realizam este tipo de ação tem grandes resultados quando bem executada. Só que este tipo de ação nunca entra no planejamento e quem o faz acaba se diferenciando.

Agora atenção aos passos importantes para o planejamento de Co-Branding.

  • Pesquise bem a marca e o parceiro.
  • O público-alvo é o mesmo?
  • Realize a campanha de acordo com a sazonalidade ideal para ambas as empresas
  • Claro o briefing da campanha precisa estar bem alinhada e clara para ambos os públicos.

Agora a cereja do bolo, a principal tendência para 2022:

Se comunique com o seu público sem exageros e de forma clara e objetiva. Tenha um planejamento estratégico de marketing bem estruturado para o ano e realize os alinhamentos táticos de acordo com os seus indicadores de performance.

Não faça marketing por osmose ou apenas por modismo, o planejamento será o grande diferencial da sua marca. Você não precisa criar a roda faça o básico e bem feito que sem dúvidas seus resultados serão positivos.

Como dizia o saudoso chacrinha.

“quem não se comunica se trumbica”

Eu sou Gabriel Valter Pianaro de Souza, consultor e mentor de Marketing.