Durante o ano compartilhei com vocês diversos conteúdos sobre como gerenciar a sua marca pessoal para crescer profissionalmente e conseguir o emprego dos seus sonhos. Hora de realizarmos juntos uma retrospectiva para que você alcance todos os seus objetivos em 2022 e não esqueça que o seu crescimento profissional, seu novo emprego ou sua consolidação como marca pessoal / profissional só depende exclusivamente de Você e não do mercado, política, dólar, chuva ou da fada dos dentes.

Antes de tudo vamos relembrar o que é Personal Branding?

“Personal branding é uma estratégia usada para criar presença e autoridade, influenciando determinado grupo através da sua história, conhecimento e visão de mundo. Ou seja, o termo define a tomada de consciência sobre a marca pessoal de cada um, além da escolha por fazer a gestão dessa marca.” Fonte: FIA (Fundação Instituto de Administração)

Segundo ainda Arthur Bender um dos maiores estudiosos e mentores de Personal Branding no Brasil.

Você precisa ser diferente, o mercado procura a diferença.

Em detrimento da internet ficou mais fácil e rápido se destacar e se apresentar como autoridade em algo. Só que para ter sucesso você precisa aplicar técnicas reconhecidas e que o ajudarão neste processo.

>>> Escrevi no artigo “Seis dicas sobre como fazer a gestão da sua “marca pessoal” onde você irá encontrar dicas preciosas.

Lembrando que o canal digital que fará a diferença na sua carreira não é o Instagram ou o Facebook e sim o Linkedin, que se bem utilizado poderá consolidar a sua reputação.

O Linkedin cria relacionamentos comerciais e corporativos, aumenta as chances de crescimento de carreira e poderá gerar mais negócios. Nela você poderá ter contato e interação com as pessoas certas.

Você deve participar de grupos com conteúdo que poderá interagir, comentar e com isso gerar novas conexões e ampliar sua rede de contatos. Se você for ousado crie o seu grupo e convide suas conexões para os diversos temas da sua área de atuação que gostaria de discutir e trocar ideias. Mas para isso é necessário ter um perfil poderoso, quer saber como?

>>> leia no artigo que escrevi “Como ter um perfil PODEROSO no linkedin.”

Num mercado altamente competitivo é necessário ter diferenciais acima da média e saber se comunicar, se posicionar e estar preparado para todo os momentos e de nada adiantará realizar todas estas ações descritas nos artigos se você não tiver bem definido seu plano estratégico de Personal Branding que relaciono num artigo os primeiros 4 e mais importantes:

  1. Quem é você? Qual a sua história, seus valores e a sua missão.
  2. Ter bem claro o seu propósito.
  3. Quem são meus concorrentes dentro do mercado que atua.
  4. Identifique os seus pontos fortes e fracos e se posicione estrategicamente baseado em uma análise de SWOT.

Leia com mais detalhes em 4 primeiros passos para desenvolver sua marca pessoal

Show, se você chegou até aqui já está perto do pódio e está preparado para um dos passos mais importantes que é como devo me comunicar. Como já dizia o saudoso Chacrinha.

“quem não se comunica se trumbica”

É a 5ª etapa do planejamento da sua estratégia de Personal Brading. O ato de comunicar implica em trocar mensagens, que por sua vez envolve emissão e recebimento de informações.

Para que a comunicação seja efetiva 3 processos importantes nortearão os caminhos a serem percorridos e quais investimentos financeiros serão necessários. Importante sempre lembrar que sim é necessário investir tempo e possuir um planejamento semanal para a construção, acompanhamento e mensuração. São eles:

Diagnóstico, Implementação, Mensuração.

Para elaborar seu plano você poderá ler em detalhes no artigo “Como desenvolver um plano de comunicação para sua marca pessoal.”

Agora que você já aprendeu como planejar a comunicação da sua marca pessoal, vamos elaborar o seu plano de carreira em 9 passos? Sim, ter um plano de carreira será um grande diferencial na sua vida profissional, os passos aqui são:

  1. Sair da zona de conforto
  2. Reflita sobre o seu estado atual
  3. Defina seu objetivo
  4. Valide seus objetivos
  5. Hora de traças metas
  6. Invista em autoconhecimento
  7. Leia, leia e leia
  8. Pesquisa
  9. Estipule prazos

Saiba mais.


Parece difícil?

Sim é difícil. Por este motivo os mais determinados alcançam os melhores resultados e as melhores posições profissionais. Repito pare de culpar o mercado, política, dólar, chuva ou a fada dos dentes.

Mãos à obra.

E para finalizar esta retrospectiva não esqueça que Imagem pessoal é tudo (e mais um pouco).


Feliz Natal para você e para toda a sua família

PS: Ainda não acabou semana que vem tem assunto de marketing para sua empresa.

Eu sou Gabriel Valter Pianaro de Souza, consultor e mentor de Marketing e Personal Branding