Você se pergunta por que nunca é chamado para as entrevistas, mesmo tendo todas as qualificações e experiências exigidas pelo contratante? Vou te contar um segredo: você não é o ÚNICO.

Em pesquisa recente que realizei no LinkedIn para algumas oportunidades, de cada 50 perfis encontrados, apenas dois continham as informações que eu e a recrutadora estávamos buscando. Foi assustador.

Você faz parte dos 48 ou dos 2 perfis do LinkedIn?

LinkedIn é a maior rede profissional do mundo, com mais de 800 milhões de usuários no mundo destes 51 milhões são brasileiros (LinkedIn, 2021).

De acordo com o valor econômico, em 2022 seremos no Brasil 14 milhões de desempregados e nunca foi tão importante fortalecer sua marca pessoal e fazer networking.

“Quem não é visto não é lembrado”

Matheus Dimitru Scutasu

Conseguir um emprego não tem mais relação com a apresentação do seu currículo, mas com posicionamento, conteúdo apresentado em suas redes sociais e seu LinkedIn. Sim, o seu LinkedIn precisa estar atualizado.

Por experiência própria cansei de receber bons currículos para seleção de candidatos e ao pesquisar as informações, elas estão desencontradas, desatualizadas ou o profissional não está presente. Para piorar, entro no Instagram ou Facebook e enxergo outra pessoa, não aquela que está no currículo.

Todo e qualquer profissional hoje precisa entender que sua imagem pessoal no ambiente digital fará a diferença na sua contratação ou não. Suas fotos transmitem quem você é, o que você faz e como se posiciona.

Quando você olha as suas redes sociais quem é você no mundo digital?

Observe a sua rede de contatos, compare com os dos seus concorrentes e se pergunte: Você se contrataria?

Possuir uma estratégia de gestão de marca pessoal não é modismo é realidade.

O LinkedIn é eficaz e funciona, por isso quero compartilhar com vocês números importantes desta rede profissional.

  • Ao adicionar uma foto do seu perfil no LinkedIn, você aumenta sua taxa de vista de perfil de 14X ( LinkedIn , 2019).
  • Preste atenção aos alertas de emprego e seja um dos primeiros a responder a novas ofertas de emprego. Isso aumenta suas chances de obter uma resposta do empregador em quatro vezes ( LinkedIn , 2021).

Aproveite ainda as estratégias de marketing que a ferramenta oferece como:

GERAR CONTEÚDO relevante e relacionado com a sua profissão e objetivos pessoais e profissionais.

Lembre-se o LinkedIn não é Facebook, Instagram ou TikTok. É necessário muito cuidado com o que publica, curte ou compartilha.

O LinkedIn foi eleito a fonte de conteúdo mais confiável e “a plataforma mais confiável” para a reputação da marca (LinkedIn, 2019).


São 96% de usuários em pesquisa realizada na última semana de 10 a 14 de janeiro de 2022 que não cuida da sua imagem pessoal e profissional no Linkedin.

Aproveite esta grande oportunidade que você tem para se diferenciar e se destacar no mercado, desenvolva a sua estratégia de Marca Pessoal e utilize a rede social LinkedIn como trampolim na sua carreira.

Quer saber como ter um perfil campeão no LinkedIn? Clique aqui

Eu sou Gabriel Valter Pianaro de Souza, consultor e mentor de Marketing e Personal Branding