Hoje quero compartilhar com vocês o conceito do que é o profissional de marketing para que entendam e compreendam o que ele faz e pelo que ele é responsável dentro das empresas.

Muitos empresários contratam erroneamente profissionais de outras áreas para serem seus “marketeiros” e com isso perdem dinheiro, tempo, clientes, mercado entre outros.

O título profissional de marketing é “marketer”, que muitos defendem mercadólogo! Parafraseando um artigo escrito e publicado por Ênio Carvalho ícone no marketing afirma que:

“…mercadólogo é o profissional de marketing com a devida formação, graduação, pós-graduação e/ou mestrado e doutorado, somado a isso uma experiência prática na vida profissional.”

Ser “mercadólogo” é antes de tudo oferecer a empresa um plano de comunicação integrado, pesquisar sobre tendências de mercado, consumo, tecnologia, como o consumidor decide pela compra de um produto ou serviço e por fim quais são as suas verdadeiras necessidades, dores ou desejos.

Fazer marketing é muito mais que apenas ser criativo. É estar antenado, ser imparcial, ético e aproveitar as oportunidades que o mercado oferece.

O “marketeiro” ou o “mercadólogo“ é o profissional que irá gerar negócios para as empresas a partir de relacionamento, posicionamento de marca e irá planejar uma comunicação clara, objetiva e direta ao seu público de interesse.

Este profissional necessita também entendimento da área financeira, RH, conhecer e entender o processo de produção, logística, distribuição e as demais áreas que se entenda necessário para a tomada de decisão de marketing.

Kotler diz que os conceitos de marketing são aprendidos em dois anos, mas a as suas aplicações e o seu entendimento duram uma vida inteira. Ser mercadólogo é “entender para atender”, ter os olhos abertos e limpos para a apresentação que a vida oferece, todos os dias é um aprendizado.

 O “mercadólogo” deve possuir a “VISÃO ALÉM DO ALCANCE” relembrando aquele desenho da década de 80 e 90 os ThunderCats.


Eu sou Gabriel Valter Pianaro de Souza.
Palestrante, consultor, mentor e gestor de marketing

Conselheiro do Núcleo Futuro e Tendências (NFT) da ADVB/PR