Nesta última segunda-feira, dia 18/07, estive presente em mais um grande evento da ADVB/PR (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil). O chamado Business Connect, tem como objetivo gerar conexões entre empresários e executivos de diversas empresas do Paraná e de segmentos variados, a fim de que se conectem e que negócios possam ser gerados posteriormente.

Confira como foi:


Os eventos de networking como da ADVB, entre outras instituições, são importantes para empresas e para profissionais na geração de negócios. Mas não basta apenas estar presente, é necessário estar preparado para realizar um Pitch que chame a atenção dos demais presentes.

Preparação é fundamental para chegar a um evento deste, até mesmo a roupa que vou usar, pesquisar quem pode estar lá para realizar boas conexões e ter bem definido meu propósito e meu objetivo. Lembrando que timidez neste cenário não existe e você deverá estar solto e bem tranquilo, e o principal de tudo: firme nas suas convicções e propósitos.

Se você não consegue apresentar sua empresa, seus negócios ou seu objetivo pessoal num evento de Networking, você está precisando de ajuda e será necessário buscar um profissional que lhe ofereça uma mentoria de comunicação. Seja na internet, indicação ou até em seu convívio profissional e pessoal, você encontra diversos profissionais preparados para lhe ajudar. Procure ajuda! Você vai precisar para se destacar no mercado.

Mas não basta apenas falar bem, seus canais digitais (site, redes sociais, whatsapp profissional, linkedin) precisam estar completos e ativos. Ao sair destes eventos é normal que os demais profissionais pesquisem sobre você na internet para garantir que você é quem é e faz o que diz.

Compreenda que não basta apenas ir aos eventos se o contexto de comunicação da sua empresa ou a sua própria não estiver completa. É necessário que desde a sua marca pessoal até os seus canais digitais estejam completos. Isso chamamos de Marketing Integrado.

Em post anterior nesta coluna (https://tribunapr.uol.com.br/blogs/marketing-de-valor/2021/07/12/de-nada-adiante-ter-network-se-nao-fizer-networking/), trago em detalhes que também não basta fazer Network, é necessário fazer networking.

Networking é construir uma relação com a sua rede de contatos, mantendo-a ativa a longo prazo. Essa é uma estratégia fundamental para o crescimento de qualquer profissional de qualquer profissão.

Ser a melhor empresa ou ser o melhor profissional que você pode, já não basta. Você precisa aprender a se relacionar, a se comunicar e manter uma estratégia de aumento de abrangência do seu network.


Eu sou Gabriel Valter Pianaro de Souza.
Palestrante, consultor, mentor, executivo de marketing e conselheiro do Núcleo Futuro e Tendências da ADVB/PR