Uma das peças de teatro de grande sucesso no Brasil, “Hermanoteu na Terra de Godah” ganhou uma versão cinematográfica com a trupe de Os Melhores do Mundo. Prevista antes para ser lançada no final de dezembro de 2019, o longa foi adiado diversas vezes e, finalmente, lançado exclusivamente no Globoplay na categoria Première Telecine neste mês.

A comédia baseada em passagens bíblicas está há quase 30 anos divertindo o povo brasileiro nos teatros do país, ganhou uma gravação em DVD e, agora, apostando trazer a história em formato de ficção para atrair àqueles que ainda não assistiram ao espetáculo.

Com o mesmo diretor de “Amigas de Sorte” e “Reza a Lenda”, Homero Olivetto, junto com os autores Pedro Henrique Neschling, Jovane Nunes e Victor Leal apostam unir o humor tradicional dos palcos de teatro com a direção cinematográfica de um dos cineastas especialista em comédia.

jonas block e milton gonçalves no filme hermanoteu na terra de godah
Jonas Bloch e Milton Gonçalves fazem participações especiais no filme “Hermanoteu na Terra de Godah”. Foto: Divulgação

No elenco, além da trupe d’Os Melhores do Mundo, a trama ainda tem participação especial de Jonas Block (Bom Sucesso), Milton Gonçalves (Carcereiros – O Filme) e Marcos Caruso (Quanto Mais Vida, Melhor!).

Divertido, “Hermanoteu na Terra de Godah – O Filme” trouxe a nostalgia para quem já assistiu ao espetáculo que busca rever os momentos mais hilários da peça e surpresas com algumas adaptações do desfecho da história. Porém, o longa não supera as expectativas por falta da melhor qualidade do grupo Os Melhores do Mundo: o improviso.

Ricardo Pipo é dá vida ao protagonista, mas quem carrega o filme é o ator Welter Rodrigues, conhecido por atuar no extinto “Zorra!”. O ator global “se vira nos 30” e interpreta diversos personagens, inclusive Satanás. Assim como na peça teatral, Rodrigues traz o seu melhor recontando as mesmas piadas como se fossem novas, além de adaptar outras para o momento atual.

welder rodrigues no filme hermanoteu na terra de godah
Welder Rodrigues no filme “Hermanoteu na Terra de Godah”. Foto: Divulgação

Já o cineasta Olivetto entrega uma direção simples, sem grande inovação e redondamente propícia para atrair o público geral.

No geral, o grande defeito do filme é a adaptação para o cinema. A história funciona no teatro por conta do público, como já citado anteriormente, o improviso, o contato com o espectador e a leveza que os atores d’Os Melhores do Mundo conduzem o espetáculo não é transmitido para a versão cinematográfica.

Enfim, “Hermanoteu na Terra de Godah – O Filme”, resumindo, é uma comédia pastelão feito para aquelas que gostam de aproveitar a noite para dar boas risadas despretensiosamente.

Vale lembrar que o filme está disponível no Globoplay no combo Telecine.

Avaliação: ⭐⭐1/2
Pra quem gosta: Comédia
Pra assistir com: Amigos ou crush