Se você gosta de Super-Homem, Batman, King Kong, Godzilla, Jurassic Park, Alien – O Oitavo Passageiro, O Iluminado, Clube dos Cinco, Curtindo a Vida Adoidado, Estudantis, Digam o que Quiserem, De Volta para o Futuro, Duran Duran, Michael Jackson, New Order, Joy Division, Daryl Hall & John Oates, Talking Heads, Minecraft, Just Dance, Mortal Kombat, Street Fighters, Adventures… ou seja, cultura pop dos anos 80, “Jogador Nº 1” é o filme para lembrar desses clássicos que marcaram e ainda marcam gerações.

“Jogador Nº 1” é o mais novo filme de Steven Spielberg, mesmo diretor de “The Post – A Guerra Secreta”, dos clássicos “A.I. Inteligência Artificial”, “Jurassic Park”, “E.T. – O Estraterreste”. E pra melhorar, o longa conta com Tye Sheridan (X-Men: Apocalipse), Olivia Cooke (Bates Motel), Bem Mendelsohn (Rogue One – Uma História Star Wars), T.J. Miller (Deadpool), Simon Pegg (Star Trek) e Mark Rylance (Ponte dos Espiões) nas atuações. O roteiro – que é baseado na elogiada obra de mesmo nome de Ernest Cline – é de Zak Penn, mesmo escritor de “O Incrível Hulk” e co-escritor de “X-Men: O Confronto Final” e “Os Vingadores”. A trilha sonora original é assinada por Alan Silvestri, o mesmo compositor da trilogia “De Volta para o Futuro” e “Forrest Gump – O Contador de História”. Ou seja, a equipe é de peso mesmo.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O novo longa de Spielberg se passa em 2045. O mundo está caótico. Wade Watts (Tye Sheridan) vive no subúrbio, inclusive lembra muito a favela retrata no filme “Elysium” (2013). Para fugir da triste realidade, Watts e a população passam o dia todo se entretendo ao OASIS – jogo virtual que permite o usuário ser quem ele quiser e viver em diversos planetas. Após a morte do criador, os jogadores recebem a notícia que há três chaves escondidas no jogo e quem acha-las ficará com a herança e a licença do jogo.

Veja também: Curitiba recebe ônibus especial de divulgação do filme Jogador Nº 1

“Jogador Nº1” é um excelente filme de ação. As três fases do jogo OASIS retratas no longa são bem produzidas, fazendo com que o próprio espectador se sinta dentro de um jogo. E não é só isso, além de ter referência dos próprios filmes de Spielberg, o jogo traz várias referências dos clássicos do videogame, como Minecraf, Mortal Kombat e outros sucessos da Atari. Há presença dos personagens King Kong, Godzilla, o monstrinho extraterrestre bizarro do “Alien – O Oitavo Passageiro” e, claro, o famoso DeLorean, do filme “De Volta para o Futuro”. A trilha sonora conta também com várias músicas dos anos 80, a baladinha “Blue Monday” da banda New Order, “I Can’t Go For That (No Can Do)” do duo Daryl Hall & John Oates, “Buning Down the House” do Talking Heads… Acho melhor parar por aqui, são muitas referências ótimas dos anos 80.

Carro DeLorean no filme "Jogador Nº 1". Foto: Reprodução
Carro DeLorean no filme “Jogador Nº 1”. Foto: Reprodução

Vale destacar também a bela homenagem ao filme de Stanley Kubrick, “O Iluminado”, porém prefiro não comentar pra não criar expectativas e soltar alguns spoilers, mas digo que é a minha cena favorita do filme.

Enfim, além da bela homenagem à cultura pop, principalmente dos anos 80, “Jogador Nº 1” faz crítica sobre a sociedade atual, principalmente àqueles que vivem procurando se safar dos problemas reais buscando o conforto virtual, de alimentar o ego, viver em um sonho super utópico, enfim, como diz no filme “sobreviver dos problemas, ao invés de enfrenta-los”.

“Jogador  Nº 1” estreia nesta quinta (29) e é óbvio que você tem que ver no IMAX.

Veja o trailer

Avaliação:  ⭐⭐⭐⭐

Pra quem gosta: Filmes de aventura e ficção científica.

Pra assistir: Com os amigos.

Filmes/Séries semelhantes: Blade Runner – O Caçador de Andróides, Tron – Uma Odisseia Eletrônica e Stranger Things.

Netflix anuncia mais de 100 filmes e séries em Abril