Depois de mais de 15 anos comandando a cantina que leva o seu nome, o chef Délio Canabrava finalmente terá um prato para chamar de seu, literalmente: o Rondélio, um rondeli gigante com a tradicional massa preparada de maneira artesanal no próprio restaurante, recheado com carne moída e servido gratinado com um molho misto: pomodoro e branco.

O chef conta que a ideia de criar o prato era antiga, mas que o nome surgiu ao acaso. “Há muito tempo queria implantar um rondeli gigante no cardápio, tem muito a ver com o tipo de comida que servimos no restaurante. Convidei alguns amigos para provar e o nome surgiu. Achei divertido e decidi batizá-lo desta forma”, destacar Délio.

Prato é gratinado com muito queijo> Foto: Eduardo Luiz Klisiewicz

O prato sequer está no cardápio ainda, mas pode ser pedido por qualquer um com curiosidade de experimentar o Rondélio. O prato seguirá no menu por tempo limitado, pelo menos a principio. “Como todo prato novo que é lançado no restaurante, fazemos ele passar por um teste com nossos clientes. Com o Rondélio também será assim: se for aprovado, passa a fazer a parte do nosso cardápio regular. Se não for, temos uma bela história pra contar pelo menos”, ressalta o cozinheiro. 

A convite da Cantina do Délio, fomos experimentar esta novidade. A descrição “gigante no sabor” é perfeita para apresentar o prato, que deixará qualquer esfomeado saciado. A porção é realmente grande para uma pessoa (até duas podem comer, mas vai ficar o gostinho de quero mais).

O ambiente e a recepção do Délio, bem como a gentileza da equipe valem a visita. Como entrada, a sugestão são os bolinhos de linguiça Blumenau. Uma combinação perfeita para começar qualquer refeição na Cantina do Délio.

Foto: Eduardo Luiz Klisiewiz

Sobre a Cantina do Délio

Délio Canabrava sempre sonhou em abrir um restaurante italiano. Viajou para a Itália e lá passou um mês conhecendo as cantinas do norte ao sul. Ao voltar, alugou uma antiga floricultura na esquina da Rua Itupava com o Jardim Ambiental. Foi assim inaugurada a Cantina do Délio: comida tipicamente italiana, saborosa, de qualidade e com preços acessíveis. Hoje o restaurante se tornou uma referência da gastronomia do país da bota em Curitiba tendo ganhado diversos prêmios como reconhecimento do trabalho do Délio e da sua equipe.