Muita gente pensa em poupar para o futuro, mas nunca começa. Na maioria das vezes, o que acontece é que existem tantas coisas com as quais se preocupar no presente, que o futuro acaba ficando para depois.

Por isso, hoje em dia, a instituição que oferece Previdência Privada não pode pensar somente em aposentadoria. As pessoas querem, também, benefícios imediatos.

E quais seriam esses produtos que agregam valor a um Plano de Previdência?

Uma previdência para os filhos, que ajude a poupar desde o nascimento para custear a faculdade deles lá na frente.

O Seguro Educacional, para cobrir os gastos com o estudo dos filhos em caso de morte do pai ou da mãe.

Um empréstimo pessoal com taxas bem acessíveis e sem burocracia, porque fica atrelado à poupança previdenciária do próprio participante do Plano de Previdência.

Um plano privado de saúde para depois que se aposentar.

Ainda, um seguro de vida e invalidez para completar a poupança previdenciária já constituída, com um custo que vai diminuindo a cada ano, de acordo com o crescimento do saldo de sua previdência. A tal tese do copo cheio, copo vazio.

E por que não, até um cartão fidelidade que acumula pontos e oferece descontos em diversos serviços.

Enfim, um pacote de produtos para toda a família. Um verdadeiro projeto de vida, porque uma pessoa comum, num país que não educa financeira e previdenciariamente, só compra algo quando entende que aquilo possa suprir suas necessidades desde a adesão ao plano de previdência privada!

Desta forma, quando alguém vai atrás de um destes produtos, acaba fazendo seu Plano de Previdência e vai dar graças a Deus no futuro, quando começar a pensar em aposentadoria!

Os empresários também procuram um pacote assim para oferecer a seus colaboradores. É um baita salário indireto na hora de contratar. E custa muito mais barato para o empresário do que pagar esse adicional como salário. Aliás, até educa financeiramente o seu colaborador ao estimulá-lo a poupar para o longo prazo.

Mas essa Previdência Privada “turbinada” é difícil de encontrar.

Eu só conheço dois Planos que trazem todos estes benefícios: O Plano Cooperativo Mais Futuro, para qualquer pessoa, e o ACPrev para as empresas. Ambos administrados pelo Fundo Paraná. Pode pesquisar.

Ah, e não deixe de aderir, pois, do contrário, vai se lamentar lá na frente.

Como dizia Chico Xavier, “não podemos voltar atrás e fazer um no começo, mas todos podemos começar a desenhar um novo fim”.