Super-heróis - Caçadores de Notícias

Publicidade

CIC

Super-heróis

Desde 2013, moradores da CIC contam com um espaço dedicado às histórias em quadrinhos. Instalada na antiga Unidade de Educação Integral (UEI) da Escola Municipal Dario Vellozo, a Gibiteca Alceu Chichorro homenageia o importante quadrinista curitibano da década de 20. Primeira das três gibitecas entre as 191 bibliotecas escolares da rede municipal de ensino, a unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e atende mais de 120 pessoas por mês.

Logo na entrada, há um “varal de leitura” repleto de gibis. A garotada pode se sentar em colchões e almofadas para ouvir histórias ou se divertir no quintal. No segundo andar ficam mais gibis, livros infantis, computadores e mesas de leitura. A localização é para evitar danos ao acervo por conta de alagamentos.

Foto: Ciciro Back.
Gibiteca atende mais de 120 pessoas ao mês. Foto: Ciciro Back.

Para estimular a comunidade a frequentar o espaço, os gibis não são emprestados, só podem ser lidos no local. “Assim, as pessoas vêm, se envolvem e se habituam com o ambiente de leitura”, explica a professora Marise de Jesus, funcionária da Gibiteca. O acervo reúne 2 mil gibis, com títulos voltados a diferentes idades e versões para adultos. “As crianças ficam encantadas com o lugar e com as revistas dos super-heróis que elas veem na televisão”, conta.

Alguns pais vão junto, para estimular os filhos a participar das atividades da Gibiteca. “Os alunos são os multiplicadores da ação”, diz Marise. “A comunidade ainda é um pouco resistente em frequentar o nosso espaço, mas quem gosta de educação não pode desistir”.

Além de leitura e contação de histórias, a Gibiteca também oferece curso de karatê e de artesanatos, palestras de alimentação saudável e de reaproveitamento de alimentos e realiza piqueniques. “Temos toda a estrutura para um curso de violão também. Os 16 instrumentos estão aqui, só esperando por um voluntário para ensinar as crianças”, explica Marise.

Serviço:
Gibiteca Alceu Chichorro
Endereço: Rua Jerônimo de Souza Sobrinho, 86
Anexo à Escola Municipal Dario Vellozo
Atendimento: das 8h às 12h

Leia mais sobre CIC.

Sobre o autor

Fellipe Gaio

(41) 9683-9504