Valeu a pena! - Caçadores de Notícias

Publicidade

Água Verde CIC Nosso Bairro Nossa Casa Sítio Cercado

Valeu a pena!

Tribuna do Paraná
Escrito por Tribuna do Paraná

A Tribuna encerra o projeto “Nosso Bairro, Nossa Casa”, realizado pelos Caçadores de Notícias ao longo dos últimos quatro meses, com números surpreendentes. Com objetivo de estimular a população das regiões selecionadas a adotar atitudes simples que melhorem o local onde vivem, realizamos matérias destacando os exemplos positivos encontrados no Água Verde, Sítio Cercado e CIC.

Nossa meta era cadastrar 30 “Amigos do Bairro”, mas chegamos à marca de 50. Posteriormente, cada personagem das reportagens foi homenageado pelo jornal com uma placa com os dizeres “Eu sou amigo do bairro”. No decorrer da campanha, com apoio das entidades parceiras – Conseg Água Verde, Associação de Moradores do Conjunto Salgueiros e Associação de Moradores do Conjunto Oswaldo Cruz II – aplicamos dois questionários para avaliar o grau de satisfação dos moradores com suas localidades: o primeiro, no início do projeto, e o segundo após a divulgação das matérias e ações promocionais e comunitárias realizadas nos bairros.

O alvo era aumentar em 20% o “orgulho de morar” a partir do “Nosso Bairro, Nossa Casa”. De acordo com a pesquisa – que levou em conta o grau de satisfação da população sobre moradia, rua e bairro -, o percentual de respostas “muito satisfeito” passou de 17,9% para 26,2%, o que representa aumento de 46,3% – mais do que o dobro do número traçado no planejamento. Enquanto os “satisfeitos” permaneceram estáveis. Por outro lado, despencou 88,7% o número de moradores insatisfeitos: de 8,9% para 1%.

O projeto da Tribuna foi desenvolvido com três focos: descarte correto do lixo, combate à pichação e cuidados com a casa, como jardim e pintura. O incentivo da campanha resultou em diminuição de problemas nas regiões por onde os Caçadores de Notícias andaram nos últimos meses. Na primeira pesquisa, 40% dos entrevistados nos três bairros relataram que frequentemente ocorriam pichações de muros e paredes. No segundo levantamento, 61% informaram que não presenciaram nenhum ato de pichação nos últimos 60 dias, após as reportagens e ações do projeto “Nosso Bairro, Nossa Casa”. Já a depredação de patrimônio caiu de 54,5% para 15% no mesmo intervalo de tempo. E o descarte de lixo em local impróprio recuou de 61% para 55%.

Mesmo com vários indicadores positivos, a sondagem feita com os moradores dos três bairros apontou ainda que há bastante espaço para a comunidade adotar atitudes positivas em relação à região onde vivem. Dos entrevistados, 38% adotam alguma prática para melhorar sua condição de moradia e 56% declararam que adotam práticas para melhorar a moradia da sua vizinhança. A principal mudança percebida após a realização do “Nosso Bairro, Nossa Casa” foi o maior engajamento dos moradores em ações comunitárias, citado por 27% dos participantes da pesquisa. 26% notaram que seu exemplo inspirou outros vizinhos a mudarem hábitos e 22% disseram que adotaram novos hábitos para cuidar melhor do seu bairro.

Confira a galeria de fotos do Dia T!

Confira o vídeo do Dia T

Sobre o autor

Tribuna do Paraná

Tribuna do Paraná

(41) 9683-9504