Se Curitiba é a capital mais fria do Brasil, por que nunca neva em Curitiba?

Publicidade

Curitiba

Curitiba é conhecida como a capital mais fria do Brasil, mas por que não neva por aqui?

Como já foi informado pela Tribuna, uma intensa massa de ar polar está prevista para tomar conta do Sul do país neste fim de semana, trazendo muito frio. Junto, existe a possibilidade de que em algumas regiões do Paraná as temperaturas estejam tão congelantes que possa ter neve. Mas não em Curitiba.

+Caçadores! “Guns” é flagrado em parque de Curitiba! Assista e descubra!

+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre futebolentretenimentohoróscopo, nossos blogs exclusivos e os Caçadores de NotíciasVem com a gente!

Como nós também queríamos a chance de ver neve na capital paranaense, fomos atrás do Simepar para entender o porquê de não ter possibilidade do fenômeno em Curitiba e descobrimos que é mais simples do que se imagina.

A condição propícia para a neve vai estar nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Já no Paraná, os moradores das cidades de General Carneiro e Palmas, no sul do estado, podem ser presenteados com a neve que vem para, pelo menos, dar graça ao friozão que vai fazer.

+Caçadores! Apelo comovente faz pizzaria realizar desejo de criança!

Segundo a meteorologista Ana Beatriz Porto, a explicação é bem simples: não temos, em Curitiba, condição meteorológica para que a neve venha. “A neve é um sistema complexo, precisa de várias condições para que a água da chuva forme a neve. Nesse fenômeno, os prognósticos continuam colocando condição favorável para região de Palmas, porque a gente tem avanço muito rápido da frente fria, trazendo umidade, chuva, nuvens carregadas e logo em seguida um ar muito frio”.

Na região de Palmas, a previsão é de que, entre a noite dessa sexta-feira (2) e a madrugada de sábado (3), os termômetros fiquem bem baixos. “Durante a noite, por volta de 2ºC, mas isso vai diminuindo ao longo da madrugada, chegando a 0ºC. Neste caso, há condição para formar a neve, porque a temperatura vai estar muito baixa e é uma região mais alta”, explicou.

+Caçadores! Gangue do hidrante não perdoa e deixa prejuízo por todo o centro!

Em Curitiba, mesmo com a chuva, o ar frio não tem força para formação de neve. “Por aqui deve fazer 6ºC na madrugada de sábado, mas mesmo assim as temperaturas não ficam baixas o suficiente para formar neve. Pode ser que tenha chuvinha congelada, pela condição do tempo, mas quando o ar frio chegar, vai chegar mais seco”.

Já teve neve aqui?

Não é novidade para ninguém que a capital paranaense já viu neve sim. Em menor escala, o fenômeno aconteceu em 2013. Apesar disso, em 17 de julho de 1975 quem vivia em Curitiba teve um dia bem atípico: nevou muito por aqui. O fenômeno na capital não era inédito, mas a neve não era vista na cidade desde o ano 1928.

+Caçadores! Garota de Curitiba emprega toda a família em negócio de sucesso!

‘Pra se salvar’, militar faz coleção de Fiat 147 em Curitiba! São nove na garagem!

Sobre o autor

Avatar

Lucas Sarzi

Jornalista formado pelo UniBrasil e que, além de contar boas histórias, não tem preconceito: se atreve a escrever sobre praticamente todos os assuntos.

(41) 9683-9504