Ponte terá utilidade - Caçadores de Notícias

Publicidade

Parolin

Ponte terá utilidade

Olavo Pesch
Escrito por Olavo Pesch
Obra para tornar ponte trafegável pode ser concluída ainda em 2015. Foto: Ciciro Back
Obra para tornar ponte trafegável pode ser concluída ainda em 2015. Foto: Ciciro Back

Até o final do ano a ponte que liga o nada a lugar nenhum entre as pistas da Avenida Wenceslau Braz, no Parolin, pode vir a ser utilizada para a finalidade para a qual foi criada. A estrutura, construída para conectar as ruas Jakcson Figueiredo e Faria Brito e transpor a avenida, está pronta há alguns anos. Faltam apenas algumas adequações, como o nivelamento com a Wenceslau Braz, para se tornar transitável. Enquanto isso, motoristas que circulam pela região são obrigados a dar uma grande volta para cruzar a avenida, principalmente quem segue do Centro em direção ao Boqueirão.

Para encurtar o trajeto e ganhar tempo, muitos condutores optam por utilizar um retorno improvisado nas proximidades, na Rua Luiz Gaspari, mais elevado que o nível da via e com pavimentação bastante precária. “Se a ponte estivesse terminada, melhoraria para quem vem do Centro pela Rua 24 de Maio, pois seguiria reto, cruzaria a Wenceslau Braz e sairia direto na Linha Verde, diminuindo o congestionamento na Desembargador Westphallen, que hoje é o único acesso à Linha Verde”, comenta o supervisor administrativo Loristan Borges, que procurou a Tribuna pelo Whatsapp (41) 9683-9504 para cobrar uma posição da prefeitura em relação à conclusão da ponte.

Retorno improvisado também será arrumado. Foto: Ciciro Back
Retorno improvisado também será arrumado. Foto: Ciciro Back

“Como a ponte não está terminada, a gente precisa fazer um contorno e passar pela Escritora Lourdes Strozzi, ao lado da Leroy Merlin. No fim da tarde, dá sempre um congestionamento grande ali. Se o acesso pela ponte estivesse aberto, iria desafogar o tráfego, pois nem todos os carros que cruzam a Linha Verde pela Lourdes Strozzi vão no sentido Boqueirão, muitos entram na Linha Verde”, aponta.

Na avaliação de Loristan, “para quem usa no dia a dia seria um grande feito a liberação da ponte”. Ele trabalha em uma empresa de ônibus ao lado da Lourdes Strozzi. “Passo por ali quase todo dia para ir embora no sentido Boqueirão, mas perco tempo pois tenho que fazer o contorno na Perdigão e fico parado no semáforo”, relata. Para o supervisor administrativo, a obra incompleta é sinônimo de “dinheiro jogado fora, pois só falta fazer o nivelamento da rua”.

Obras a caminho

Licitação deve sair ainda no primeiro semestre. Foto: Ciciro Back
Licitação deve sair ainda no primeiro semestre. Foto: Ciciro Back

Procurada pela Tribuna, a Secretaria Municipal de Obras Públicas trouxe uma boa notícia para Loristan e os milhares de motoristas que trafegam pela região. Segundo o órgão, os serviços pendentes em relação ao trecho da Linha Verde localizado nas adjacências da Av. Wenceslau Braz já têm recursos assegurados e o processo de licitação das obras está em fase de elaboração. A previsão é que seja finalizado ainda no primeiro semestre.

Após licitação e assinatura da ordem de serviço, o prazo para a conclusão dos serviços é de 120 dias, ou seja, se correr tudo conforme o planejado, é possível que as intervenções sejam concluídas ainda em 2015. Entre as obras estão a pavimentação da ponte e o retorno da Luiz Gaspari. A Secretaria Municipal de Trânsito não prevê, no momento, qualquer alteração na operação de trânsito na localidade. A assessoria da pasta informou que espera que a situação de tráfego se normalize na região com a execução das obras que serão licitadas.

O que será feito?

– Implantação de calçada em asfalto, rampas de acessibilidade e plantio de grama na Av. Wenceslau Braz entre as ruas Jackson Figueiredo e Luiz Gaspari;
– Fresagem e recapeamento asfáltico na pista sentido Boqueirão da Av. Wenceslau Braz entre as ruas Jackson Figueiredo e Luiz Gaspari
– Implantação de pavimento asfáltico na rua Faria Brito entre as ruas Wenceslau Braz e Omilio Monteiro Soares;
– Implantação de pavimento asfáltico na rua Omilio Monteiro Soares entre as ruas Faria Brito e Wenceslau Braz;
– Implantação de pavimento asfáltico na ponte que liga as ruas Faria Brito e Jackson Figueiredo;
– Implantação de pavimento asfáltico no retorno da rua Luiz Gaspari  com a Av. Wenceslau Braz;
– Implantação de sinalização vertical e horizontal no local

Fonte: Secretaria Municipal de Obras Públicas

Sobre o autor

Olavo Pesch

Olavo Pesch

(41) 9683-9504