Sem cartão não dá - Caçadores de Notícias

Publicidade

São José dos Pinhais

Sem cartão não dá

Escrito por Olavo Pesch

tabela_cartao_vemUsuários de ônibus urbanos e metropolitanos de São José dos Pinhais não podem mais andar sem cartão. Dentro do município, é indispensável ter o VEM (Vale Eletrônico Municipal), pois quase todas as linhas só aceitam pagamento nesta modalidade. Dinheiro só é aceito nos veículos de cinco itinerários. Para quem vem para capital ou municípios da região, não há uma regra única: dependendo da rota, é preciso ter, além do cartão VEM, o da Urbs (para retornar a São José dos Pinhais) e o da Metrocard (veja o quadro ao lado).

Linhas

Segundo a prefeitura, 87% dos usuários do município já utilizam o cartão VEM. Desde 8 de junho, 34 linhas que circulam dentro da cidade passaram a operar somente com cartão. Gradativamente, ônibus de outros trajetos estão passando a aceitar só o VEM: desde 25 de agosto, Colônia Rio Grande e, desde 16 de setembro, Jardim Itália e Jardim Eldorado. Entre as 15 linhas da Sanjotur, somente Jardim Carmen e São Marcos Parador ainda aceitam dinheiro. “Há uma previsão de que a partir do dia 28 de outubro a cobrança seja só no cartão”, adianta o gerente de tráfego, Nelson Carvalho. Já nas 42 linhas urbanas da Viação São José, apenas três aceitam dinheiro: Terminal Central/Terminal Afonso Pena e Bairro a Bairro 1 e 2. Representam 42% do total de usuários da cidade, todas com índice superior a 70% de uso do VEM.

Cartão é obrigatório. Poucas linhas ainda recebem em dinheiro. Foto: Felipe Rosa.
Cartão é obrigatório. Poucas linhas ainda recebem em dinheiro. Foto: Felipe Rosa.

Conforme a Sanjotur, aumentou a quantidade de passageiros que usam o cartão, “possivelmente pela economia. Dentro do município a passagem do cartão tem um valor de R$ 2,95, enquanto no dinheiro é R$ 3,50”, aponta Carvalho. Desde 2011, usuários do VEM podem descer de uma linha em qualquer lugar e em uma hora embarcar em outra, sem pagar. Para que toda a frota opere apenas com cartão, a prefeitura espera que as empresas ampliem o número de pontos de recarga. Atualmente são cerca de 30.

Leia mais sobre São José dos Pinhais.

Sobre o autor

Olavo Pesch

(41) 9683-9504