Publicidade

Tatuquara

Novinha em folha

Escrito por Luisa Nucada

Boa notícia para os moradores dos bairros mais ao Sul de Curitiba: depois de longa espera, a administração regional Tatuquara foi finalmente criada, junto com a inauguração da Rua da Cidadania do Tatuquara, no último dia 14 de novembro. A população, que estava ansiosa pelo começo das operações, previsto pra março, agora têm acesso aos serviços sem precisar se deslocar até o Pinheirinho. A nova regional é a décima da cidade e abrange 111 mil moradores do Caximba, Campo de Santana e Tatuquara.

“Era fundamental levar esses serviços mais próximos à população, como facilitador da administração nos bairros que mais crescem na cidade”, afirma o administrador da nova regional, Edgar Otto Hauber Júnior. Segundo ele, a prefeitura sempre olhou com sensibilidade para a região, que é vulnerável. “Em 2013 houve chuvas fortes com 200 famílias desabrigadas. Fizemos um trabalho de desassoreamento dos rios e drenagem, e neste ano, nenhuma família ficou desabrigada. São serviços que não aparecem, não são vistos”, lembra.

Problemas

Na segunda-feira seguinte à inauguração (16), deveriam começar a funcionar na Rua da Cidadania os serviços da Agência Curitiba de Desenvolvimento, da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), da Fundação Cultural de Curitiba, da Fundação de Ação Social (FAS), da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), da Secretaria do Governo Municipal e das secretarias municipais de Saúde, Esporte, Lazer e Juventude, Abastecimento, Finanças, Trabalho e Emprego e Urbanismo.

A operação nos primeiros dias, no entanto, apresentou problemas. Segundo Edgar, o motivo foram problemas com um cabo de fibra óptica, que só foram regularizados no final da primeira semana de atividades. “Como toda casa nova, tivemos algumas situações e atrasos, por causa da chuva”, admitiu. Já os postos das secretarias municipais da Defesa Social, Educação, Finanças, Trânsito, além da Sanepar, devem começar a operar na Rua da Cidadania no início de 2016, de acordo com a prefeitura.

Melhorias para o bairro

Geraldo Calsavara
“O que a gente espera é que venha trazer benefício”, diz Geraldo. Foto: Felipe Rosa.

A criação da nova regional era uma das principais metas do plano de governo da atual gestão e representou investimentos na região, como pavimentação de ruas, construção de Centros Municipais de Ensino Infantil (CMEIs), de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um novo Portal do Futuro e a implantação de parques.

O operador de máquina Geraldo Calsavara, de 52 anos, mora nas proximidades da Rua da Cidadania e está otimista. “O que a gente espera é que venha trazer benefício. As coisas começaram a melhorar. Aqui na rua antes era tudo bruto, uma buraqueira só. A prefeitura veio e fez o saibramento”, diz. Ele conta que o terreno em frente à Rua da Cidadania, que era cheio de mato e lixo, foi limpo recentemente. A prefeitura realizou uma operação concentrada na regional nos dias anteriores à inauguração, com várias ações, como roçadas, tapa-buracos, drenagem e recuperação de galerias e bueiros.

UPA e Terminal

Conclusão da UPA deve acontecer no primeiro semestre de 2016. Foto: Felipe Rosa.
Conclusão da UPA deve acontecer no primeiro semestre de 2016. Foto: Felipe Rosa.

A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas, que é construída no terreno da Rua da Cidadania, tem conclusão prevista pra 2016, informa o administrador da regional Tatuquara. “É a maior UPA de Curitiba”, declara. Quanto ao terminal de ônibus, que será instalado no mesmo terreno, Edgar informa que não há data pra iniciar as obras. “O Ippuc concluiu o projeto, que está em avaliação pelo governo federal, já que os recursos são da fase 2 do PAC Mobilidade”.

Serviço

Rua da Cidadania do Tatuquara
Endereço: Rua Engenheiro João Kloss, 915

Leia mais sobre Tatuquara

Sobre o autor

Luisa Nucada

(41) 9683-9504