A prefeitura de Campina Grande do Sul lançou um mapa na internet destacando 25 opções de lazer na cidade. Localizada na Região Metropolitana de Curitiba, o município é conhecido dos turistas, principalmente, por causa do Campeonato Brasileiro de Rédeas, realizado no Parque de Eventos (maior arena coberta da América Latina), a tradicional Festa do Caqui, dos pesque-pagues da Represa Capivari-Cachoeira e pelo Pico do Paraná, muito visitado pelos amantes da natureza. Mas a ideia é transformar esse panorama. O mapa está disponível no site da prefeitura.

“Tem muita coisa para se fazer aqui, dos passeios nas trilhas montanhosas à exploração da culinária”, explica Vanessa Dal Ponte, diretora de Turismo de Campina. O mapa turístico está disponível no site da prefeitura e mostra pontos coloridos com os atrativos religiosos, hotéis, locais para a prática esportiva, restaurantes, ecoturismo e estabelecimentos comerciais como delicatessen e vinhedo. A escolha dos locais foi baseada na visitação pré- -existente e no interesse dos donos dos estabelecimentos na divulgação. “É possível que esse número cresça”, aposta a diretora. Além do mapa digital, a prefeitura imprimiu um catálogo contendo as mesmas informações disponíveis on-line e está distribuindo em locais estratégicos. Entre as atrações destacadas no mapa, que não sejam as trilhas e pontos de pesca, estão:

Vila dos Animais

O parque temático Vila dos Animais promove o contato como ambiente de fazenda e animais que não são comuns em grandes centros urbanos. Biólogos, agrônomos e veterinários recebem os visitantes e transformam o ambiente rural em um espaço pedagógico. Lá é possível agradar e alimentar animais, andar a cavalo, colher ovos, tirar leite da vaca e participar de gincanas. A área do parque é um misto de mata nativa, com lagos, cercados e riachos.

Quina do Chefe

O restaurante Quina do Chef trabalha com a gastronomia internacional, baseada em ingredientes sazonais e enfoque na culinária peruana. O local é a vitrine para o trabalho do chef Francisco Jede Orejuela. O restaurante se assemelha aos estabelecimentos dos grandes centros gastronômicos, sem perder a simplicidade da região onde está inserido. Além dos pratos, destaca-se a decoração do jardim.

Sítio da Alegria

A pousada Sítio da Alegria pode ser um bom local para quem busca diversão em cachoeiras e lagos. Lá é possível andar de caiaque, pedalinho, fazer trilhas ecológicas e pescar.

Plaza Ecoresort Capivari

Próximo ao Pico Paraná, o Ecoresort Capivari possui 99 acomodações e infraestrutura completa de lazer. O lugar é interessante para quem gosta do contato com a natureza e do conforto. Tem piscina interna, hidromassagens com água aquecida, piscina externa com toboágua, mini fazenda, rancho do peã o e oferece opção para a prática de cavalgadas, passeios de pedalinho, quadriciclo e passeios por trilhas ecológicas.

Vinhos Artesanais

Além de vinhos artesanais, o local oferece produtos como geleias de uva, sucos de uva e vinagre de vinho.

Fundo de Turismo

O prefeito Bihl Zanetti encaminhou à Câmara Municipal, no fim de janeiro, um projeto que cria o Conselho de Turismo e o Fundo Municipal de Turismo (que poderá ser abastecido com verbas federais e estaduais e doações a fundo perdido). Depois do projeto aprovado, o Conselho de Turismo será responsável por promover o setor em Campina Grande do Sul e terá autonomia para a aplicação dos recursos exclusivamente para a área.

Zoológico de Curitiba é opção para curtir com a família