É época de férias, de curtir com a família, e para quem está em Curitiba neste período, a capital paranaense oferece muitos locais para realizar bons passeios. Entre eles está o Zoológico de Curitiba. Localizado no Parque Municipal do Iguaçu, na divisa com o município de São José dos Pinhais, lá é possível ver de perto aves, répteis e mamíferos de várias espécies, desde os bichos nativos do Brasil até os mais exóticos. Além do mais, a ideia de conhecer “ao vivo” um leão ou um urso costuma convencer, facilmente, as crianças a deixarem para trás o videogame, o computador ou o celular.

Um dos truques das irmãs Marli Aparecida de Godoi, 46 anos, e Noeli Aparecida Rodrigues, 43, é justamente este, quando o assunto é tirar a criançada do sofá. Moradoras do bairro Boqueirão, elas dizem que visitar o zoológico é uma ótima atividade, que todo mundo gosta. “Já fizemos essa visita pelo menos cinco vezes com nossos filhos. Hoje, também trouxemos um sobrinho que está passando as férias em nossa casa e ele está gostando bastante. E sem smartphone”, contam as duas, que, até por experiência anterior, costumam se prevenir para a aventura, trazendo água e alguns tira-gostos em uma caixa térmica. “É uma forma de evitar gastos extras e de garantir que tudo vai correr bem, sem ninguém ficar desidratado”, brincam as irmãs.

Foto: Felipe Rosa.
Família Godoi e Rodrigues aproveita a tarde no zoológico. Foto: Felipe Rosa.

 

E é bom se prevenir. O tempo para um passeio tranquilo pelo zoológico costuma ser de duas horas, o que pode ser cansativo, ainda mais com um dia ensolarado. Para os menos prevenidos, no entanto, não há motivo para pânico, já que o espaço conta com infraestrutura adequada. Antes de passar pelas catracas de acesso, ainda do lado de fora, próximo ao pátio de estacionamento, há uma lanchonete com opções variadas de lanches (com preços entre R$ 10,00 e R$ 27,00) e barracas de ambulantes, com sorvete, pipoca e caldo de cana. Depois das catracas, na área interna, onde ficam os animais, há banheiros e, embora a venda de comida não seja permitida, há dois quiosques, com mesas e cadeiras, onde é possível parar para descansar e saborear a comidinha trazida de casa. Apenas um dos quiosques vende água e sorvete, próximo à sede administrativa. O médico veterinário Manoel Lucas Javarouski, um dos responsáveis pelo zoológico, explica que entre as trilhas também é permitido fazer piquenique. “Apenas tem que haver o cuidado para não alimentar os animais”.

Bichos mais queridos

O leão, o macaco e o urso costumam ser os animais preferidos das visitantes. O casal Vilson Junior Machado, 40 anos, e Ellen Caetano Machado, de 37, deram sorte com os dois filhos e o sobrinho ao passar pelo leão bem na hora em que ele resolveu rugir. “Foi muito legal”, comemoraram. O casal acha o passeio um programa diferenciado. “Já viemos mais de dez vezes. O local é tranquilo, nos sentimos seguros, vemos muitas famílias por aqui e recomendamos a todos”.

Foto: Felipe Rosa.
Foto: Felipe Rosa.

Melhor horário para o passeio

De acordo com o médico veterinário Manoel Javarouski, no verão, chegar pela manhã é a melhor escolha. “É quando a temperatura está mais amena e os animais costumam aparecer com mais frequência. O ideal mesmo é reservar a manhã toda para passear”, sugere.

Sobre o Zoológico de Curitiba

O Zoológico de Curitiba ocupa uma área de 589 mil metros quadrados. De acordo com as informações do site da Prefeitura de Curitiba, atualmente, o zoo da capital paranaense está entre os cinco zoológicos mais conceituados do Brasil. Recebe cerca de 650 mil visitantes por ano. No verão, em época de férias escolares, o público visitante costuma ser composto por moradores de Curitiba e Região Metropolitana. Nas demais épocas, há maior presença de turistas e de excursões escolares. O acervo de animais tem aproximadamente 2.315 espécimes (incluindo na conta os animais do Passeio Público). Como o verão é época de nascimentos, em 2018 já há novas aves, filhotes de lhamas e um filhote de veado pardo.

Foto: Felipe Rosa.
Foto: Felipe Rosa.

Horário de funcionamento e acesso

Nos dias de semana, o local está aberto ao público das 9h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, o Zoológico funciona das 10h às 16h.

O acesso de carro pode ser feito pelo Jardim Paranaense, iniciando na Rua Eduardo Pinto da Rocha, seguindo pela Rua João Miqueletto, que dá acesso ao estacionamento do Zoo.

De ônibus, é possível sair da Praça Carlos Gomes até o terminal do Boqueirão, ou utilizar o ligeirinho Centro Cívico-Boqueirão, ou o ligeirinho Barreirinha – São José. No terminal do Boqueirão há o ônibus “Zoológico”.

A visitação é gratuita.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3378-1221 ou pelo e-mail: zoo@smma.curitiba.pr.gov.br.