Especial Publicitário

O futuro do mundo do trabalho na era digital

2 minutos de leitura
CIEE - PR
Por CIEE - PR
09/02/2022 20:08 - Atualizado: 09/02/2022 20:08

As revoluções industriais transformaram fundamentalmente o modo como a sociedade se relaciona. A primeira revolução industrial foi marcada pela mecanização e o invento da máquina a vapor, a segunda pela produção em massa e eletricidade, a terceira pela computação e automação,  sendo que a quarta, a qual estamos inseridos atualmente, pela conectividade e estabelecimento da cultura digital. Ela é marcada pelos avanços tecnológicos e pelo digital, o que tem influenciado diretamente as relações das pessoas e suas profissões, transformado gradativamente o mundo do trabalho.  

Neste contexto, a forma como nos comunicamos, produzimos e trabalhamos são moldados de acordo com a realidade que rege a sociedade, sendo atualmente caracterizada por conceitos ligados às tecnologias digitais: robótica, big data, redes sociais e outros tantos termos já não se encontram tão distantes de nossa realidade.  

Muitos estudantes passam por um período de preocupação e ansiedade em relação às suas carreiras quando ainda estão dando os primeiros passos no mundo do trabalho, que hoje passa por rápidas mudanças devido ao momento histórico e cultural que vivemos.  

Em meio a tantas mudanças acontecendo de modo acelerado, é comum encontrar estudantes em dúvida sobre qual caminho seguir. Em um período repleto de mudanças e desafios é preciso suporte e orientação para encontrarem o seu caminho. Listamos algumas dicas para quem quer entender um pouco mais sobre como essas mudanças e o mundo do trabalho se relacionam: 

Conexões e carreira 

A Cultura Digital moldou novos rumos para o mundo do trabalho, onde as conexões e carreiras estão sendo pautadas pelo universo online. A colaboratividade e o network ultrapassaram os limites e continuam a se expandir em prol de novas relações entre as pessoas e suas profissões.  

Nativos Digitais 

As novas gerações, por serem nativas digitais, encontram inúmeras possibilidades de inovar em suas carreiras. As redes sociais podem ser a nova vitrine dos candidatos, que ao fazerem um bom uso das ferramentas podem alavancar sua entrada no mundo do trabalho. 

Criatividade e relações interpessoais 

A criatividade e as boas relações interpessoais devem ser adaptadas em benefício dos estudantes que procuram uma oportunidade profissional, usando-as para aprender novas habilidades através de cursos, treinamentos e webinars que estão sendo amplamente difundidos e compartilhados via rede ou mesmo na hora de estabelecer contatos no meio de atuação através da internet.  

Investir em habilidades sociais e profissionais através do digital é uma grande oportunidade de carreira, especialmente na era em que nos encontramos, em que nossas relações são orientadas cada vez mais para as boas práticas de relações interpessoais e do bom uso das tecnologias. É importante se atentar ao uso crítico e responsável dessas ferramentas, focando-se no desenvolvimento de habilidades relacionadas. Com as mudanças tecnológicas e comportamentais, a Cultura Digital precisa ser um espaço onde os impactos sociais sejam positivos e o exercício da cidadania seja priorizado. 

O CIEE/PR atua para promover a integração de estudantes ao mundo do trabalho por meio dos programas de estágio, aprendizagem, cursos livres e programas sociais. Acompanhe as novidades do CIEE/PR nas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube, Twitter e LinkedIn

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.
CIEE - PR

Sobre CIEE - PR

O Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) foi fundado em 14 de agosto de 1967. Iniciativa de um grupo de educadores e empresários preocupados com o descompasso entre a formação profissional e a capacitação do estudante para ingressar no mundo do trabalho.

Entre os fundadores, destacam-se os ex-governadores Ney Braga, Pedro Viriato Parigot de Souza e Jayme Canet Júnior, Conselheiros Eméritos. Desde então, milhares de estudantes passaram pelo Programa de Estágio do CIEE/PR, ocupando hoje posições de destaque na magistratura, nos poderes legislativo e executivo, no empresariado, na sociedade paranaense em geral.

Vale ressaltar também a contribuição de várias entidades, como a Federação das Indústrias do Estado do Paraná, a Associação Comercial do Paraná, a Federação do Comércio do Estado do Paraná, Secretarias de Estado e Instituições de Ensino de Nível Médio e Superior.

Há 54 anos, o CIEE/PR atua para promover a integração dos jovens ao mercado de trabalho. Por meio de programas de estágio e aprendizagem, cursos de capacitação e cidadania e programas sociais, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Com 39 unidades operacionais distribuídas em todas as regiões do Paraná, o CIEE/PR tem uma média mensal de 22,5 mil estagiários e 4,5 mil aprendizes, e já recebeu cerca de 30 títulos de Utilidade Pública. Está registrado nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente em mais de 112 municípios e tem como um de seus propósitos trabalhar para fortalecer o desenvolvimento humano e social.

Saiba mais