Saiba como participar

Curso gratuito de instalação e manutenção de ar-condicionado tem inscrições abertas em Pinhais

2 minutos de leitura
Redação/Tribuna do Paraná
Por Redação/Tribuna do Paraná
14/06/2022 14:10 - Atualizado: 14/06/2022 14:11
Curso gratuito de instalação e manutenção de ar-condicionado tem inscrições abertas em Pinhais

A Prefeitura de Pinhais oferece gratuitamente para moradores do município, 32 vagas para o curso de Instalação e Manutenção de Aparelhos de Ar-condicionado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde).

LEIA TAMBÉM – Empregos em Curitiba! Agência tem vagas abertas para auxiliar de logística

O curso acontecerá na unidade móvel instalada no estacionamento do Senai Pinhais, que fica na Rua Quinze de Outubro,1207, Centro. Os participantes terão aulas entre os dias 27 de junho e 8 de julho, sendo que a capacitação profissional tem carga horária de 40 horas.

A organização formará duas turmas com 16 alunos cada, sendo uma no período da tarde (13h30 às 17h30) e outra à noite (18h30 às 22h30).

Quem pode participar

Os candidatos interessados devem se inscrever pela internet, neste link, a partir desta terça-feira (14), sendo que são exigidos os seguintes requisitos: ter 14 anos completos, morar em Pinhais, ter no mínimo o ensino fundamental incompleto e um e-mail para o envio do certificado.

LEIA AINDA – Concurso para auditor-fiscal federal é autorizado; salário inicial é de R$ 21 mil

As vagas são limitadas e as informações da matrícula serão enviadas para o e-mail que o candidato informar no momento da inscrição. As inscrições ficarão abertas enquanto houver vagas disponíveis. 

Matrícula

Os alunos que efetivarem a pré-matrícula terão que comparecer com RG, CPF e comprovante de endereço em seu nome para efetivação da matrícula na Agência do Trabalhador de Pinhais, localizada na Avenida Ayrton Senna da Silva, 2842, Estância Pinhais. Quando o aluno for menor de 18 anos para efetivação da matrícula é necessário apresentar documento (RG e CPF) e vir acompanhado de um responsável.

VEJA TAMBÉM – Paraná tem 11.569 vagas de emprego nas Agências do Trabalhador

Já os alunos que se inscreveram para a lista de espera terão que aguardar o contato da Agência do Trabalhador de Pinhais. Os munícipes interessados em mais informações sobre o curso e as inscrições, devem entrar em contato com a Agência do Trabalhador de Pinhais pelos telefones (41) 3667-0982 ou 99137-4539.

Conteúdo do curso

Conceitos Básicos em Refrigeração: Conforto Térmico; Medições e Sistemas de Unidade; Normalização para Sistemas de Refrigeração; Temperatura; Transformação de Estados Físicos; Unidades de Medida e Temperatura; Instrumentos de Medição de temperatura; Calor; Unidades de Medida de Calor e Potência Térmica; Pressão; Instrumento de Medição de Pressão; Vácuo; Temperatura e Pressão de Saturação. Ciclos de Refrigeração e seus Componentes: Refrigeração por Compressão de Vapor; Compressores; Condensadores; Dispositivos de Expansão; Evaporadores; Fluidos Refrigerantes; Classificação e Identificação dos Fluidos Refrigerantes; Segurança no Manuseio de Fluidos Refrigerantes; Lubrificantes de Sistemas de Refrigeração; Instalação de Equipamentos de Refrigeração: Equipamentos de Segurança; Instalação de Tubulações; Isolantes Térmicos; Processos de Brasagem; Teste de Vazamento; Evacuação; Carga de Fluido Refrigerante. Fundamentos da Eletricidade Básica: Estrutura Atômica; Carga Elétrica; Campo Elétrico; Tensão Elétrica; Corrente Elétrica; Resistência Elétrica; Potência Elétrica; Energia; Lei de Ohm, Instrumentos de Medidas.