Pra aprender

Do ensino médio à pós-graduação, Curitiba oferece estágio para todos os níveis

2 minutos de leitura
Redação/Tribuna do Paraná
Por Redação/Tribuna do Paraná
24/02/2022 19:45 - Atualizado: 24/02/2022 19:45
Do ensino médio à pós-graduação, Curitiba oferece estágio para todos os níveis

A Prefeitura de Curitiba oferece oportunidades de estágio para estudantes de ensino médio, ensino técnico, graduação e pós-graduação. O período de preparação profissional permite que os alunos conheçam mais sobre o funcionamento da Prefeitura, desenvolvam novas qualidades e contribuam para o desenvolvimento do município com um olhar jovem e inovador. 

As vagas de estágio são divulgadas no site do Instituto Municipal de Administração Pública, e são atualizadas diariamente, sempre que uma nova oportunidade é ofertada ou preenchida. O Imap faz o gerenciamento dos contratos dos estagiários da Prefeitura, e o processo de contratação acontece de forma totalmente virtual, sem que o estagiário precise se deslocar até a sede do Instituto.

+ Leia mais: Metade dos brasileiros pensa em trocar de emprego; veja as habilidades essenciais pra isso

Nesta semana, havia cerca de 70 vagas disponíveis no Portal do Imap, com atuação voltada às diversas áreas da Prefeitura. Na graduação e pós, as vagas atuais são para estudantes de Administração, Contabilidade, Engenharias, Pedagogia, Tecnologia da Informação, dentre outras.

A carga horária é de 20 a 30 horas semanais e a bolsa-auxílio muda de acordo com o nível e a carga horária, variando entre R$ 344,96 e R$ 2.442,00.

A Prefeitura disponibiliza auxílio-transporte depositado diretamente no cartão-transporte para todos os estagiários, e os contratos têm geralmente um ano de duração, podendo ser estendidos por mais um ano.

Desenvolvimento pessoal e profissional

“O estágio na Prefeitura é uma oportunidade de crescimento. No período de experiência, os estagiários desenvolvem qualidades importantes não só para a vida profissional, mas também para a vida pessoal, como capacidade de comunicação, responsabilidade, pontualidade e trabalho em equipe”, reforça o presidente do Imap, Alexandre Matschinske.

Hoje, são 1.183 estagiários ativos espalhados por secretarias e órgãos municipais. Cerca de 80% dos alunos contratados estão na graduação e 13% são estagiários de nível médio.

+ Veja também: Carnaval é feriado ou ponto facultativo? A empresa pode me obrigar a trabalhar?

A expectativa do Imap é de que o número de estagiários ativos aumente no próximo mês. Com o início do ano letivo nas escolas municipais, serão ampliadas as vagas para estagiários de pedagogia, para auxiliarem nas áreas de direito inclusivo assegurado e na pré-escola.

A atuação da Prefeitura no desenvolvimento de novos profissionais rendeu ao Imap o selo Honor Company, concedido pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) às instituições que mais receberam estagiários da universidade em 2021.

Como estagiar na Prefeitura

Os interessados em estagiar na Prefeitura podem acompanhar a disponibilização de vagas no portal do Imap. Antes de se candidatar a uma vaga, é preciso que o estudante preencha um cadastro no portal. Depois, o setor de estágio entra em contato com o candidato para explicar as próximas etapas do processo seletivo e envia o encaminhamento para a entrevista.

Para que os estudantes de pós-graduação possam se candidatar às vagas, as instituições de ensino superior devem ter essa previsão no projeto pedagógico do curso.

Para falar diretamente com a equipe de estágio e esclarecer outras dúvidas, o interessado pode entrar em contato pelo e-mail estagio@curitiba.pr.gov.br ou pelos telefones 3350-9591, ou 3350-9544 ou 3350-9570.