Reconhecimento

Empresas de Curitiba recebem o selo Empresa Legal por programa de aprendizes

2 minutos de leitura
Redação/Tribuna do Paraná
Por Redação/Tribuna do Paraná
23/11/2021 22:19 - Atualizado: 23/11/2021 22:19
Empresas de Curitiba recebem o selo Empresa Legal por programa de aprendizes

Em Curitiba, 33 empresas que são modelo na implantação do programa de aprendizagem receberam o selo Empresa Legal. O anúncio dos contemplados ocorreu na última quinta-feira, dia 18, durante a última edição do ano do Café com a GERAR.

O selo Empresa Legal tem validade de 1 ano e é um importante reconhecimento criado pela GERAR às empresas parceiras que são exemplos no desenvolvimento do programa Aprendiz Legal.

Para receber o selo, as empresas precisam atender três critérios: fazer avaliação constante dos aprendizes; capacitação dos tutores que acompanham, orientam e dão suporte ao desenvolvimento dos jovens; e cumprir a cota de aprendizagem definida por lei.

“Mesmo diante da pandemia, essas empresas mantiveram a qualidade do programa de aprendizagem e continuaram cumprindo a cota. E mais que isso: foram além de suas responsabilidades, oferecendo qualificação e formação para o mundo do trabalho, garantindo uma experiência positiva e saudável aos jovens”, afirma a Gerente de Formação da GERAR, Jacheline Fabiani.

Entre as empresas agraciadas, estão o Clube Curitibano e o Hospital Nossa Senhora das Graças.

O Clube Curitibano conta com cerca de 30 aprendizes distribuídos em diferentes setores – como Atendimento, Secretaria de Esportes, Cultura, RH, Suporte e Engenharia.

O quadro de funcionários ainda conta com mais de 20 colaboradores que são ex-aprendizes. “Nossa prioridade é o desenvolvimento dos jovens em áreas em que eles se sintam confortáveis. Oferecemos o possível para que eles consigam se desenvolver na empresa”, afirma Jessica Lavandoski, do Departamento de Psicologia/Recursos Humanos.

Segundo Jessica, os aprendizes trazem energia à instituição. “Eles vêm motivados a aprender e com sede de conhecimento. Além disso, são ágeis e ligados em novas tecnologias. Aprendem fácil”.

Hospital Nossa Senhora das Graças

O Hospital Nossa Senhora das Graças conta com 35 aprendizes, que também trabalham em diversas áreas, exceto aquelas consideradas insalubres.

“Damos todo o acolhimento que eles precisam. E buscamos alocar os aprendizes no setor e função onde ele seja mais efetivo e feliz trabalhando. Tentamos buscar a humanização em todo instante. No hospital, isso tem que estar evidenciado nas nossas falas e em nossas ações. E não é só para o paciente, mas também para todos os nossos empregados e parceiros”, afirma Vilma Tereza Pazzetto, gerente de Gestão de Pessoas.

Os aprendizes ainda contam com praticamente todos os benefícios dos colaboradores efetivos. E há política de efetivação de jovens, através de recrutamento interno. “Eles conhecem nossa estrutura, internalizam os nossos valores e nossa cultura. Preferimos dar oportunidade a quem conhecemos e que sabemos se sentem pertencentes ao hospital”.

De acordo com ela, os aprendizes contribuem para o desenvolvimento das atividades internas, ao passo em que têm uma oportunidade desenvolvimento profissional. “A aprendizagem contribui para que eles tenham ascensão na vida profissional e aprendam o que é um comportamento organizacional”.

Confira a lista completa das empresas que receberam o selo em Curitiba

PROBROKER
BALAROTI
BERRY
CALDO BOM
CLUBE CURITIBANO
HIDRAMAVE
HNSG – HOSPITAL NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
INBRASUL EMPREENDIMENTOS
INDUSBELLO CO.
M4U GRUPO
BeL – BUSCHLE E LEPPER
POSIGRAF
CBN
COOPERATIVA CENTRAL AURORA
COMPANHIA SULAMERICANA DE DISTRIBUIÇÃO
MCL – PEÇAS AGRÍCOLAS
MINIPREÇO
REI DOS SALVADOS
NOVO HORIZONTE ALUMÍNIOS
RENNER Coatings
PARNA PLAST
FORD SLAVIERO
GHFLY
PROMEFARMA
GEMU
RASLOG
GELOPAR
MATERDEI MATERNIDADE
PONTUAL Brasil Petróleo
SANETRAN – Gestão de resíduos
SODEXO
SUPERMERCADOS BONI
WK AÇOS