Por um acaso você sabe responder a quantas andava o mundo no dia em que você nasceu? Foi pensando nisso – no quanto todos nós gostaríamos de saber o que rolou no dia do nosso nascimento – que a Tribuna do Paraná realizou um projeto especial para celebrar os 324 anos de Curitiba. Nele, além da publicação de perfis com moradores que comemoram aniversário junto com a cidade, a ideia era estampar a capa do jornal com o primeiro curitibaninho que nascesse hoje.

Pois aos 42 minutos, na maternidade Mater Dei, Nathan Siqueira Schwengber veio ao mundo depois de muito esforço da mãe, a estudante de enfermagem Emili Schwengber Siqueira. Nasceu com 2,860 quilos e 47 cm, forte, tranquilo e saudável. Enquanto a mãe se preparava para o parto, o pai, o publicitário Jonathan Siqueira, aguardava ansioso a sua chegada. “É nosso primeiro filho e foi muito esperado”, contou.

Nos primeiros minutos de vida o bebê passa por vários procedimentos: Nathan nasceu forte e saudável (Foto: Lineu Filho).
Nos primeiros minutos de vida o bebê passa por vários procedimentos: Nathan nasceu forte e saudável (Foto: Lineu Filho).

Emili tentou o parto normal até o último minuto. Mas diante da falta de dilatação a equipe do Mater Dei optou pela cesariana. A reportagem da Tribuna acompanhou o nascimento, que transcorreu em clima de emoção. “Estou louco para ver a carinha dele”, comentou o pai. “Quero saber como ficou a mistura da mãe loira com o pai moreno”, especulou.

Testes

Assim que foi retirado da sala de cirurgia, a criança passou por uma bateria de exames na sala ao lado. Fez o teste do olhinho, foi medido e pesado. Quase nem reclamou. “Pelo jeito ele vai ser calminho”, comentou uma enfermeira. A pediatra deu nota dez para a saúde dele. “Geralmente eles nascem estressados pelo esforço, mas esse está tranquilo”, comentou.

Projeto teve articulação

O projeto da Tribuna entrou em ação há uma semana, mas demandou um longo período de planejamento. Em sua primeira fase, a ideia foi a publicação de uma série de reportagens com perfis de moradores que aniversariam junto com a cidade. Ao todo, foram publicados dez perfis ao longo de uma semana. Um jeito de homenagear a cidade pelos olhos de quem literalmente comemora aniversário junto com ela.

Capa da Tribuna de hoje, Nathan vai receber kit especial do jornal (Foto: Lineu Filho).
Capa da Tribuna de hoje, Nathan vai receber kit especial do jornal (Foto: Lineu Filho).

Já em sua fase final, a ideia foi o acompanhamento do nascimento do primeiro bebê no dia de hoje. Para chegarmos até o Nathan foi um longo período de articulação. O jornal entrou em contato com todas as maternidades da cidade e montou um esquema especial para que a foto da criança pudesse estampar a capa do periódico. Uma equipe de plantão monitorou as maternidades na noite de ontem e a Mater Dei saiu na frente.

Quem também entrou em contato com ao jornal para avisar o nascimento foi a Hospital Nossa Senhora de Fátima, que registrou o nascimento de outro curitibaninho, o Felipe, por volta das 4 horas.

Final

O projeto será finalizado nesta tarde, com a entrega de um kit a todas as crianças que nascerem no dia de hoje na Mater Dei. Nele, uma edição especial do jornal do dia, acompanhada com um gorro e pares de luva e sapatinhos. Tudo embalado numa caixa e com um cartão especial, com uma mensagem escrita em homenagem a estes novos curitibaninhos, que desde já estão escrevendo sua história. Leia logo abaixo.

Entrega do kit para Emili e Nathan, em ação feita no final do dia na Mater Dei (Foto: Raquel Tannuri Santana).
Entrega do kit para Emili e Nathan, em ação feita no final do dia na Mater Dei (Foto: Raquel Tannuri Santana).

Bem vindo!

O jornal que saiu hoje tem mais de 324 motivos para ser guardado. Você ainda não viu as flores do Jardim Botânico, as obras do Mon, nem os artistas da Rua XV, mas o que aconteceu hoje já faz parte da sua história.

Por isso, a Tribuna do Paraná quer presentear você com uma edição especial do jornal, para que no futuro você se lembre como Curitiba comemorava seu aniversário junto com você.