Estão abertas até 6 de fevereiro as matrículas para os cursos técnicos do primeiro semestre de 2017 do Senai Paraná. São 27 cursos oferecidos em 37 unidades, presentes em 32 municípios paranaenses, entre elas Curitiba, região metropolitana e litoral. Em todo o Estado, são 6.441 vagas ofertadas.

Os cursos técnicos abrem boas oportunidades para a carreira na indústria. Estudos da Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontam que 70% dos alunos de cursos técnicos terminam a formação com empregos garantidos. Este ano, a instituição foi reconhecida pela ONU como uma das três principais instituições educacionais do Hemisfério Sul.

Curitiba tem cursos oferecidos em quatro unidades: no Boqueirão (técnico em Administração e Manutenção Automotiva), no Campus da Indústria, que fica no Jardim Botânico (Design de Móveis, Edificações, Informática, Manutenção e Suporte em Informática, Programação de Jogos Digitais, Redes de Computadores e Vestuário), na Cidade Industrial de Curitiba (Biotecnologia, Controle Ambiental, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Mecatrônica, Meio Ambiente e Química) e no Portão (Logística e Segurança do Trabalho).

Na região metropolitana da capital, os interessados encontram vagas nas unidades do Afonso Pena e Costeira, em São José dos Pinhais, e nas cidades de Pinhais, Campo Largo, Araucária, Rio Branco do Sul e Rio Negro. As matrículas podem ser feitas também para cursos ofertados em Paranaguá, no Litoral do Paraná. A lista completa com os cursos ofertados em cada unidade está disponível em www.senaipr.org.br/cursos-tecnicos

Como fazer a matrícula?

As matrículas são realizadas somente nas unidades do Senai, mas é possível fazer uma pré-inscrição no site para agilizar o processo no local físico. Os interessados devem comparecer aos locais com documentação completa para efetivar a inscrição. Não há testes seletivos para ocupar as vagas.

Alguns documentos são exigidos de acordo com a idade da pessoa, se ela já concluiu o Ensino Médio, se está matriculada no Ensino de Jovens e Adultos (Eja) ou se é estrangeira. Somente pessoas com Ensino Médio completo ou cursando podem se inscrever nos cursos técnicos. Interessados devem entregar tanto o documento original quanto a cópia para que seja feita autenticação. Se preferir, pode levar as cópias autenticadas. As aulas iniciam no dia 6 de fevereiro de 2017.