Neste ano, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa realiza o XX Aberto do Brasil, de 17 a 20 de abril, na Arena Telemig Celular, em Belo Horizonte, Minas Gerais, pela segunda vez consecutiva.

O torneio é a etapa brasileira do Pro Tour, circuito mundial, promovido pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF, em inglês), que acontece de janeiro até a grande final em dezembro, com 18 etapas.

O Aberto do Brasil será a quarta etapa da temporada de 2008. Esse soma pontos para o ranking mundial e irá distribuir US$ 50.400,00. Logo após o Brasil, os mesa-tenistas vão para Pro Tour do Chile, que acontece de 23 a 27 de abril, em Santiago.

A 20.ª edição do campeonato brasileiro também faz parte das comemorações do centenário da imigração japonesa ao Brasil, sendo assim, o Japão traz ao Aberto uma delegação com doze mesa-tenistas, entre eles destaques como Yoshida Kaii e Hiura Reiko.

Brasileiros

Estão inscritos 151 mesa-tenistas, de 22 países, incluindo o Brasil. Desde sua primeira edição, em 1984, quando chamado Mundialito e ainda um evento internacional sem o reconhecimento da ITTF, que veio em 1996, o torneio já reunia centenas de atletas de todas as partes do mundo.

Em meio aos 151 inscritos, 33 são mesa-tenistas brasileiros, 15 da categoria feminina e 17 da masculina.

A categoria masculina do Brasil possui um total de 18 medalhas em Mundialitos/Pro Tour Brasil, sendo duas de ouro, 12 de prata e quatro de bronze, onde Cláudio Kano é o maior medalhista brasileiro desse evento, com um total de 13, sendo duas de ouro. Em seguida está Hugo Hoyama, com 12 no total e também duas de ouro.

Top 20 mundial

Além dos brasileiros, o Brasil irá presenciar um espetáculo de tênis de mesa com participação de atletas top 20 do ranking mundial da ITTF. Entre eles está Chuan Chih-Yuan, de Taiwan, número 14 no ranking de março, e o japonês Kan Yo, 17.º. Jiang Huajun, 8.ª, sua parceira Lin Ling, 11.ª, e ainda Tie Yana, 10.ª, mostrarão a força do tênis de mesa feminino de Hong Kong. De lá também vem o número 11 do ranking masculino, Li Ching. As japonesas Fukuhara Ai, 9.ª, e Hirano Sayaka, 15.ª, além da categoria individual, formarão uma forte dupla.