Cinco clubes mantiveram chances de classificação para a próxima fase da Série C do Campeonato Brasileiro, neste domingo, ao fim da penúltima rodada da fase inicial. O único que carimbou a vaga foi o ABC-RN, que não precisou entrar em campo. A equipe potiguar se juntou ao já classificado Paysandu.

O ABC avançou na competição graças às derrotas de CRB-AL e Alecrim-RN. O time alagoano foi derrotado pelo Salgueiro-PE por 3 a 0, no sertão pernambucano. O resultado derrubou os visitantes para a lanterna, com oito pontos. Já os donos da casa estão em penúltimo, com oito.

Na outra partida, o Campinense-PB se livrou do risco de rebaixamento ao bater o Alecrim-RN por 2 a 1, em Campina Grande-PB. O clube potiguar caiu para o terceiro lugar, com dez pontos. O ABC tem 12 e não há possibilidade de ficar em terceiro.

No Grupo C, o Macaé-RJ dependia somente de uma vitória para se classificar. Contudo, perdeu para o Luverdense-MT por 3 a 1, e caiu para o terceiro lugar, com 11 pontos. A equipe do Mato Grosso assumiu a ponta, com 12.

O segundo colocado, agora, é o Ituiutaba-MG, que bateu o Marília por 2 a 1, no interior paulista, e também chegou aos 12 pontos. A equipe dona da casa está em penúltima, com seis pontos, ficará na torcida na última rodada contra o Gama, que soma cinco.

A situação do Grupo D está completamente indefinida. Criciúma, Chapecoense, Caxias-RS e Brasil-RS têm chances de classificação. Os dois últimos, entretanto, também correm riscos de rebaixamento, assim como Juventude, que folgou nesta rodada.

O Brasil perdeu grande chance chegar ao G-2, após empatar sem gols contra Criciúma, em Pelotas. O time da casa é o quarto colocado, com nove pontos, contra 11 do líder Criciúma. Na outra partida, Chapecoense, que também soma 11, ficou no 1 a 1, com o Caxias, que tem nove. Na lanterna, está o Juventude, com sete.

Na primeira fase da Série C, os 20 clubes estão divididos em quatro grupos de cinco. Os times se enfrentam em turno e returno dentro da chave, classificando-se os dois primeiros de cada grupo. O último de cada chave é rebaixado para a Série D.

Confira os resultados da 9.ª rodada da Série C:

Sábado

São Raimundo-PA 0 x 2 Águia-PA

Fortaleza 1 x 1 Rio Branco-AC

Domingo

Marília 1 x 2 Ituiutaba-MG

Salgueiro-PE 3 x 0 CRB-AL

Brasil-RS 0 x 0 Criciúma

Campinense-PB 2 x 1 Alecrim-RN

Chapecoense-SC 1 x 1 Caxias-RS

Luverdense-MT 3 x 1 Macaé