No dérbi londrino contra o West Ham, o Chelsea fez o que precisava neste sábado para recuperar, ao menos provisoriamente, a liderança do Campeonato Inglês. Em casa, no Stamford Bridge, o time contou com um gol do zagueiro brasileiro Alex e dois do marfinense Drogba para golear o adversário por 4 a 1, pela abertura da 30.ª rodada da competição.

A vitória levou o Chelsea a 64 pontos, um a mais que o Manchester United. O vice-líder, porém, ainda joga no domingo contra o Fulham, em casa. Outra equipe que pode se igualar na ponta do Inglês é o Arsenal, que soma 61 pontos e enfrenta neste sábado o ameaçado Hull City, fora de casa. Mesmo que perca novamente a liderança, o Chelsea ainda ficará com um jogo a menos que Manchester e Arsenal.

A goleada do Chelsea começou a ser construída aos 16 minutos do primeiro tempo. Após cobrança de escanteio, a zaga afastou mal e a bola sobrou para o cruzamento de Malouda, que colocou na cabeça de Alex. Livre de marcação, o ex-santista não desperdiçou. Mas o time da casa não contava com o golaço de Parker. Aos 30, ele acertou um belo chute de fora da área e deixou tudo igual no placar.

Na segunda etapa de jogo, foi fundamental a grande atuação de Drogba. Em novo cruzamento de Malouda, ele recolocou o Chelsea em vantagem aos 11 minutos, de cabeça. Depois, o próprio Malouda marcou o seu, em contra-ataque rápido, e Drogba fez o quarto, mantendo o West Ham com 27 pontos, perto da zona de rebaixamento.

Ainda neste sábado, o Tottenham conquistou uma boa vitória para seguir bem na briga por uma vaga na Liga dos Campeões. Em casa, o time londrino fez 3 a 1 no Blackburn, com dois gols do russo Pavlyuchenko, e aparece em quarto na tabela, com 52 pontos. Já o Aston Villa apenas empatou sem gols com o Stoke City e vai ficando distante da principal competição europeia.

Completando a abertura da 30.ª rodada do Inglês, o Bolton goleou o Wigan por 4 a 0, Birmingham e Everton empataram por 2 a 2, e o Wolverhampton derrotou o Burnley por 2 a 1, em um confronto direto contra o rebaixamento.