A Série B do Campeonato Brasileiro de 2010 conheceu, neste domingo à tarde, seus dois primeiros integrantes oriundos da Série C. América-MG e Guaratinguetá, que haviam aberto vantagem sobre Brasil e Caxias no jogo de ida pelas quartas de final, confirmaram o favoritismo e conseguiram o tão sonhado acesso.

De quebra, a dupla ainda se enfrenta pelas semifinais na briga pelo título. Os duelos entre Icasa e Paysandu e Rio Branco e ASA, que acontecem ainda neste domingo, definem os outros dois times que vão subir.

Em um Estádio Centenário lotado em Caxias do Sul, o Guaratinguetá segurou a enorme pressão, empatou por 1 a 1 com o Caxias e conseguiu o acesso. Como havia vencido por 2 a 0 no jogo de ida, a igualdade foi suficiente para o clube paulista garantir presença na Série B do ano que vem pela primeira vez. Este acesso reabilita o time do Vale do Paraíba, que tinha caído para a Série A-2 do Campeonato Paulista.

Em Belo Horizonte, o América venceu o Brasil por 3 a 1 e voltou à segunda divisão do futebol brasileiro após seis anos. O jogo de ida, em Pelotas, terminou em 0 a 0. Por isso, quem vencesse o duelo conseguiria o tão sonhado acesso e a vaga nas semifinais.