O América-RN surpreendeu na tarde deste sábado. Na Ressacada, em Florianópolis, venceu o Avaí, por 1 a 0, com gol de Max, aos 14 minutos do segundo tempo, pela 36ª rodada, e praticamente se garantiu na Série B de 2014. Com 45 pontos, tem seis a mais que o Paysandu, primeiro time da zona de rebaixamento, faltando duas rodadas.

A permanência na Série B só não é matemática porque essa distância pode ser tirada se o Paysandu vencer seus dois jogos e o América-RN perder duas vezes. Mas, entre eles, também estão ABC e Bragantino, além do Oeste, que ainda joga neste sábado.

Já o Avaí deu adeus a qualquer chance de conquistar o acesso. Com 53 pontos, está na nona colocação, com seis pontos a menos que o Icasa, que está em quinto. O time catarinense, porém, não pode mais se igualar ao cearense no número de vitórias, primeiro critério de desempate.

O Avaí começou o jogo melhor e logo aos 2 minutos teve uma boa chance para abrir o placar. Após cruzamento, Marquinhos recebeu livre, mas bateu mal na bola, chutando para fora. Com o passar do tempo, o América conseguiu equilibrar o jogo e aos 25 minutos a equipe visitante quase fez. Max foi lançado, invadiu a área e bateu cruzado, rente a trave de Diego.

O Avaí voltou mais forte para o segundo tempo, pressionando e tentando de todo jeito chegar ao primeiro gol, deixando o contra-ataque aberto para os potiguares. Mais eficiente, aos 14 minutos, quem balançou as redes, foi o América. Rodrigo Pimpão lançou para Max, que invadiu a área e tocou na saída de Diego, vendido na jogada.

Os catarinenses se perderam em campo e aos 18, o América perdeu uma grande chance de ampliar o marcador. Max deu um lindo passe para Régis, que invadiu a área sozinho e bateu para fora, perdendo uma chance inacreditável.

O Avaí chegou com perigo, aos 20, com Cléber Santana. Da entrada da área, o meia arriscou e acertou o travessão potiguar. No final, o Avaí tentou chegar ao empate, mas acabou pecando nas finalizações.

Agora o Avaí termina sua participação na Série B, contra o ABC, em Natal, no próximo sábado e depois fecha em Florianópolis contra o Boa. Por sua vez, o América joga contra o São Caetano, na noite do próximo sábado e termina contra o Oeste, em Goianinha.

FICHA TÉCNICA:

AVAÍ 0 x 1 AMÉRICA-RN

AVAÍ – Diego; Ricardinho, Bruno Maia, Juliano e Paulinho (Luciano); Eduardo Costa, Anderson Uchôa, Cléber Santana e Marquinhos; Márcio Diogo (Tauã) e Beto. Técnico – Hemerson Maria.

AMÉRICA-RN – Andrey, Norberto, Cléber, Zé Antônio e Wanderson (Raí); Márcio Passos, Fabinho, Coutinho e Régis; Rodrigo Pimpão (Vinícius Pacheco) e Max (Cascata). Técnico – Leandro Senna.

GOL – Max, aos 14 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO – Guilherme Ceretta de Lima (SP)

CARTÕES AMARELOS – Nenhum.

RENDA – R$ 25.060,00.

PÚBLICO – 2.365 pagantes.

LOCAL – Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC).