A cada defesa de título, a hegemonia de Anderson Silva fica cada vez mais evidente no MMA. Dias atrás , o site americano Bleacher Report preparou uma lista com os dez principais lutadores peso por peso entre todas as categorias, e o brasileiro, detentor do cinturão dos médios no UFC, aparece no topo da lista.

Invicto desde 2006, Anderson Silva conquistou o título no mesmo ano e nunca perdeu um combate sequer no UFC, estando invicto há 14 lutas e tendo feito nada menos do que nove defesas de cinturão, um recorde absoluto na história da franquia. O que reforça a condição de melhor lutador é o fato de ele ter feito duas lutas entre os meio-pesados, categoria imediatamente acima da dele, e vencido lutadores de relativa importância com extrema facilidade.

Logo atrás de Anderson Silva está o canadense Georges St. Pierre, campeão da categoria meio-médios, que é considerado por muitos o principal rival do brasileiro no posto de melhor entre todos. GSP (como é conhecido -sigla do nome) foi campeão pela primeira vez em 2006, mas foi em 2008 que faturou o cinturão para não perder mais desde então.

Eleito o lutador do ano na principal premiação do MMA, o campeão dos meio-pesados do UFC, Jon Jones, que é considerado a principal revelação do esporte nos últimos anos, já figura na terceira posição.

A lista, que ainda conta com outros três brasileiros, possui Cristiane “Cyborg” Santos, campeã dos pesos penas no Strikeforce, como a única mulher, na décima colocação.