A enorme legião brasileira do Shakhtar Donetsk ganhou mais um integrante e, ao mesmo tempo, um comandante. Nesta quarta-feira, o time ucraniano anunciou a contratação de Antônio Carlos Zago, ex-zagueiro da seleção, para ser auxiliar do treinador principal da equipe, o romeno Mircea Lucescu.

Antônio Carlos, de 44 anos (é 24 anos mais novo que Lucescu), fez seu último trabalho como auxiliar técnico da Roma, clube onde viveu a melhor fase da sua carreira de jogados. Como treinador, sua estreia foi pelo São Caetano, em 2009. Depois ele passou por Palmeiras, Barueri, Mogi Mirim, Vila Nova e Audax-SP. Neste último, em 2012, na Série A2 do Paulistão, foi onde fez trabalho mais longo.

O ex-zagueiro chega para atuar diretamente junto com os 11 jogadores brasileiros que defendem as cores do Shakhtar. O elenco, recentemente reforçado com Bernard, ex-Atlético-MG, ainda tem: Wellington Nem, Fred, Fernando, Douglas Costa, Taison, Alex Teixeira, Ilsinho, Luiz Adriano, Eduardo (naturalizado croata) e Ismaily. Do meio para frente, só cinco jogadores do elenco não são brasileiros.