Depois de quase dois meses afastado do circuito profissional, Roger Federer voltou às quadras nesta terça-feira com vitória. O tenista suíço venceu o checo Radek Stepanek por 2 sets a 0, com duplo 6/3, em sua estreia no Masters 1.000 de Madri.

O atual vice-líder do ranking da ATP não disputava uma partida desde 15 de março, quando foi eliminado pelo espanhol Rafael Nadal nas quartas de final do Masters 1.000 de Indian Wells. Ele resolveu se afastar do circuito e tirar um período de descanso por causa de questões físicas e para poder suportar a longa sequência de torneios importantes que terá pela frente.

Cabeça de chave número 2 em Madri, Federer já estreou na segunda rodada e assegurou classificação às oitavas de final, fase em que enfrentará o vencedor da partida entre o japonês Kei Nishikori e o sérvio Viktor Troicki, programada para acontecer nesta quarta-feira.

Ainda em busca de recuperar o seu ritmo de jogo normal, Federer precisou de uma hora e 21 minutos para superar Stepanek, um velho freguês do suíço, que agora acumula 12 vitórias e duas derrotas diante do checo. Para batê-lo de novo, o recordista de títulos de Grand Slam aproveitou uma de duas chances de quebrar o saque do rival para assegurar a vantagem de 6/3 no primeiro set.

Já na segunda parcial, Federer converteu três de oito break points e salvou cinco de seis chances de quebra obtidas pelo checo para repetir o 6/3.

OUTROS JOGOS – Se Federer confirmou favoritismo, os franceses Richard Gasquet e Gilles Simon foram eliminados nesta terça-feira na condição de respectivos oitavo e 16.º cabeças de chave no saibro de Madri. O primeiro deles foi derrotado pelo espanhol Daniel Gimeno-Traver por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 3/6 e 6/4, enquanto Simon caiu diante do compatriota Jeremy Chardy por 6/4 e 7/6 (7/5).

Desta forma, Chardy se credenciou para encarar na próxima fase o ganhador da partida entre o britânico Andy Murray, terceiro cabeça de chave, e o alemão Florian Mayer. Já Gimeno-Traver pegará o ganhador da partida entre o norte-americano John Isner e o espanhol Pablo Andujar.

Já o alemão Tommy Haas, campeão em Munique no último domingo, estreou em Madri arrasando o italiano Andreas Seppi por 6/1 e 6/2, e agora terá pela frente o espanhol Tommy Robredo, que nesta terça passou pelo cipriota Marcos Baghdatis por 6/4 e 6/2.

Outro cabeça de chave assegurado na segunda rodada é o suíço Stanislas Wawrinka, que estreou derrotando o romeno Marius Copil por duplo 6/4, se credenciando para encarar o colombiano Santiago Giraldo na segunda rodada.