Hoje, o Paraná Clube, enfim, saberá quando irá estrear na Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense. Às 14h, na sede da Federação Paranaense de Futebol, será realizado o arbitral da competição, com a participação da entidade e dos dez clubes participantes. Além do Tricolor, estarão presentes Cascavel, Cincão, Foz do Iguaçu, Grecal, Grêmio Metropolitano, Grêmio Maringá, Júnior Team, Nacional e Serrano.

Nesta reunião, serão definidas as datas de início e término da competição e também a tabela de jogos. Vale ressaltar que esta tabela precisa ser divulgada pelo menos 60 dias antes da primeira rodada. O vice-presidente da FPF, Amilton Stival, já declarou que a Segunda Divisão só irá começar em maio, após o término da Primeira Divisão, assim como foram nos anos anteriores. Em 2011, a Divisão de Acesso teve sua primeira rodada em 22 de maio.

Mas dentro da FPF já admite-se a possibilidade de começar ainda em abril, muito por causa dos conflitos que o Tricolor pode ter com datas, devido à Série B do Campeonato Brasileiro e do regulamento geral das competições da CBF, que impede um clube de entrar em campo em um intervalo inferior a 66 horas. Desta forma, se a tabela for divulgada ainda hoje, o campeonato pode dar o seu pontapé inicial no dia 16 de abril.

O regulamento será o mesmo do ano passado, por conta do Estatuto do Torcedor, que exige que o torneio tenha a mesma fórmula por pelo menos dois anos. Assim, os dez times se enfrentam em turno e returno. Se o campeão dos dois turnos for o mesmo, ele garante o título do torneio e o acesso para a Primeira Divisão de 2013. A segunda vaga ficará com a equipe que tiver a melhor campanha na soma dos turnos.

Caso dois times diferentes conquistem os turnos, haverá uma fase mata-mata, com os dois campeões e mais os dois clubes com melhor campanha na soma dos turnos fazendo as semifinais. Entretanto, os vencedores dos turnos avançam para esta fase com um ponto extra cada. As duas piores equipes serão rebaixadas para a Terceira Divisão.