O ciclista Lance Armstrong vai disputar duas provas na Europa neste mês de março: a corrida Milão-San Remo, na Itália, marcada para o dia 21, e a Volta de Castilla e Leon, na Espanha, de 23 a 27. Segundo comunicado de sua equipe, a Astana, ele voltará em seguida aos Estados Unidos para treinar, e retornará à Europa para a Volta da Itália, em maio, e depois a Volta da França, em julho, prova que conquistou sete vezes, entre 1999 e 2005, e é a principal prioridade para a temporada que marca sua volta ao ciclismo, depois de três anos de afastamento.

“A Volta de Castilla e Leon permitirá a Lance se acostumar com tomadas de tempo e provas montanhosas”, afirmou a Astana, em nota oficial. Até agora, o ciclista já disputou duas competições: terminou em 29º lugar no Tour Down Under, na Austrália, e foi o sétimo colocado na Volta da Califórnia.

Na prova espanhola, Armstrong deve se encontrar pela primeira vez com um de seus sucessores: o espanhol Alberto Contador, atual bicampeão da prova e vencedor da Volta da França em 2007, que também compete pela Astana. A equipe informou que o norte-americano abriu mão de participar da tradicional Volta de Flandres, na Bélgica, no dia 5 de abril, para evitar o risco de lesões numa prova geralmente marcada por tempo fechado, com chuva e vento forte.