Acontece neste final de semana no Autódromo Afonso Pena, em São José dos Pinhais, a 1.ª etapa do Campeonato Paranaense de Arrancada em pista de terra, que reunirá carros inscritos nas várias categorias que compõem o “Arrancadão na Terra”. A organização do certame espera que mais de 80 carros participem da prova. Além do Arrancadão, será também realizada a 1.ª etapa do Campeonato Paranaense de Fusca Velocidade, que deverá contar com um grid superior a 15 carros.

O Arrancadão na terra teve a sua primeira edição no ano passado. Segundo Gastão Vosgerau, da AGV Promotora de Eventos, piloto de Hot Dodge e responsável pelo inédito campeonato em termos de Paraná, a modalidade vem atraindo cada vez mais participantes. “Vimos a necessidade deste tipo de competição acontecer e resolvemos investir nela. A nossa intenção também era a de diminuir os rachas nas ruas, evitando conseqüentemente acidentes. O pessoal aderiu à idéia e esperamos para a atual temporada um sucesso ainda maior do que em 2003”, disse ele.

Estarão sendo disputadas as categorias Standart, Street Tração Dianteira, Street Tração Traseira, Turbo Traseira, Turbo Dianteira, Camionete, Força Livre Traseira, Força Livre Dianteira, Estruturada, Motos, 1000cc.

Fusca velocidade

Também no domingo será disputada a etapa de abertura do Paranaense de Fusca Velocidade. Até a temporada passada, a categoria era conhecida como fuscacross. “Porém, se levarmos em consideração que os fuscas andam em média na mesma velocidade dos carros que disputam a velocidade na terra, não podemos chamá-los de cross, cuja idéia original seria a de ligar os veículos a terrenos acidentados. Então, a própria categoria optou por muda de nome e ser chamada de Fusca Velocidade”, enfatizou Gastão.

As provas começarão às 9h de amanhã e os ingressos custam R$ 7,00. O Autódromo Afonso Pena fica localizado no quilômetro 19,5 da rodovia BR-376, que liga Curitiba a Joinville.