Com Thierry Henry participando apenas dos 30 minutos finais, o Arsenal chegou nesta quarta-feira ao seu quarto jogo sem vencer pelo Campeonato Inglês. Diferente das três vezes anteriores, porém, não perdeu. Fora de casa, ficou em um frustrante empate em 0 a 0 com o Bolton, pela 23.ª rodada da competição. Já o Newcastle fez sua parte e bateu o Blackburn por 2 a 0, também como visitante.

Depois de conseguir se recuperar no Campeonato Inglês e fechar 2011 em alta, o Arsenal ainda não venceu em 2012. Perdeu para Fulham, Swansea City e Manchester United antes de empatar com o Bolton. Desta forma, ficou com 37 pontos e já vê os líderes, os dois times de Manchester, com 17 pontos a mais.

Em Blackburn, o Newcastle foi favorecido por um gol contra de Dann, logo aos 12 minutos, para vencer o antepenúltimo colocado do Campeonato Inglês. Já nos acréscimos, Obertan fez o segundo gol alvinegro e fechou a contagem. Com o resultado, o Newcastle assumiu a quinta colocação, com 39 pontos, ocupando a zona de classificação para a Liga Europa.

Um dos estreantes da noite na Inglaterra, o francês Djibril Cissé precisou de 12 minutos para marcar o seu primeiro gol com a camisa do Queens Park Rangers, um dia depois de ser contratado junto à Lazio. O Aston Villa, porém, foi buscar o empate em 2 a 2, em casa, após sair perdendo por 2 a 0.

O Sunderland assumiu a condição de melhor dentre os pequenos do Campeonato Inglês ao vencer o Sunderland por 3 a 0 e pular para a oitava colocação, com 30 pontos, sete a menos que o Arsenal, time que está logo à sua frente. Também no meio da tabela, Fulham e West Bromwich empataram por 1 a 1.