A seis rodadas do fim, a disputa já terminou para a maioria dos clubes da Série B do Brasileiro. A rigor, a reta final deve ser emocionante para os torcedores de apenas oito equipes, que ainda lutam pelo acesso à 1.ª divisão ou contra o rebaixamento para a Terceirona.

Com 70 pontos, o Corinthians-SP já garantiu a vaga na Série A e apenas aguarda o momento de comemorar o título. O Avaí-SC, que chegou a 59, também está com seu lugar na elite praticamente assegurado.

O time de Florianópolis tem 98% de chances de subir, segundo o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, e 99,5% nas contas de Marcelo Leme de Arruda, do Chance de Gol.

A briga pelas duas vagas que restam deve ficar restrita a três equipes. O Santo André-SP, com 55 pontos, tem a situação mais segura. Tem 78% de chances, segundo o Infobola, e 90,8%, para o Chance de Gol.

A disputa está acirrada entre Vila Nova-GO (54 pontos) e Barueri-SP (51). As possibilidades do Vila estão entre 69% e 62,2%. As do time paulista variam entre 32% e 32,7%. Bragantino-SP, Juventude-RS, Ponte Preta-SP e São Caetano-SP ainda têm chances matemáticas de subir, mas precisam de muita sorte nas últimas rodadas.

Tranqüilo

Com 40 pontos e na 13.ª posição, o Paraná Clube está entre as equipes que já não têm muito o que disputar na reta final da Segundona. Depois de passar boa parte do campeonato lutando contra o rebaixamento, o Tricolor praticamente garantiu seu lugar na Série B do ano que vem.

A possibilidade do time da Vila Capanema subir para a Série A pode ser considerada nula. Segundo o Infobola, não há nenhuma chance. Já para o Chance de Gol ela existe, mas é inferior a 0,01%. Ou seja, só um autêntico milagre pode levar o Paraná de volta à elite este ano.

Já a queda para a 3.ª divisão é um pesadelo quase superado. Nas contas do Infobola, são de apenas 5% as possibilidades de desastre. Para o Chance de Gol, elas não passam de 3,7%. O Tricolor precisa de mais 4 pontos para se garantir matematicamente.

Desespero

Na parte de baixo da tabela, o CRB-AL já pode se conformar. Lanterna da competição, com 19 pontos, o time está rebaixado pelos cálculos do Chance de Gol. O Infobola ainda dá uma pequena esperança aos alagoanos, apontado chances de rebaixamento de 99%.

A situação do Gama-DF é um pouco melhor, mas ainda beira o desespero. As possibilidades de a equipe do Planalto Central cair para a Terceirona variam entre 89% e 94,6%.

Marília-SP, Fortaleza-CE e Criciúma-SC também estão entre os favoritos para terminar o campeonato entre os quatro últimos. As chances de o time paulista cair são de até 77%.

As do Tricolor cearense chegam a 45%. Já o time catarinense tem 47%, segundo o Infobola, e 63,2% pelo o Chance de Gol. O América-RN segue ameaçado, com até 27% de chances de cair. ABC-AL, Brasiliense-DF e Bahia-BA, além do Paraná, correm um risco mínimo.