Sem a presença de seu compatriota Usain Bolt e do norte-americano Tyson Gay, o velocista jamaicano Asafa Powell confirmou o favoritismo ao vencer a prova dos 100 metros com a marca de 9s81, durante a disputa da primeira etapa da Diamond League, nesta sexta-feira, em Doha, no Catar. Entre as mulheres, a norte-americana Allyson Felix foi o destaque ao estabelecer a melhor marca da temporada nos 400 metros, com 50s15.

Asafa Powell – ex-recordista mundial dos 100 metros – não largou bem, mesmo com o vento ao seu favor. Contudo, se recuperou no final da prova superando o seu compatriota Nesta Carter (9s88) e o norte-americano Travis Padgett, que chegou em terceiro fazendo o tempo de 9s92.

Campeã mundial dos 200 metros, a norte-americana Allyson Felix correu apenas a prova dos 400 metros em Doha e saiu com a vitória. Ela superou Amantle Montsho, de Botsuana, que cravou 50s34, chegando em segundo lugar. A jamaicana Novlene Williams-Mills fez 50s50, ficando na terceira colocação.

No salto em altura, a croata Blanka Vlasic também confirmou o favoritismo e saltou 1,98 metros, conquistando a primeira colocação na prova e deixando a norte-americana Chaunte Howard em segundo lugar. Em terceiro ficou a espanhola Ruth Beitia.

PRÓXIMAS ETAPAS – A Diamond League, uma espécie de circuito mundial do atletismo (antiga Golden League), será disputada em 14 etapas, sendo que a próxima será em Xangai, na China, no próximo dia 23. A última disputa será em Bruxelas, na Bélgica, em 27 de agosto.