O Athletico embarcou para ao Japão para mais um compromisso internacional da temporada e independente do resultado que vá alcançar já está fazendo história. Nesta quarta-feira (07), em Hiratsuka, o Furacão vai encarar o Shonan Bellmare na Copa Levain, antes chamada de Copa Suruga. O jogo, que será em confronto único, reunirá o campeão da Sul-Americana e o vencedor da Copa Japan League. A partida terá início às 7h (horário de Brasília). O Rubro-Negro vai brigar pela Taça, mas seja qual for o resultado já está garantindo um feito: é a primeira equipe profissional do estado do Paraná a disputar um torneio na Ásia.

+ Definido: Enfim julgamento de Thiago Heleno e Camacho tem data

Marcão e Manoel com a taça da Marbella Cup de 2013. Foto: Divulgação/CAP
Marcão e Manoel com a taça da Marbella Cup de 2013. Foto: Divulgação/CAP

O Rubro-Negro, aliás, é o precursor no que diz respeito a excursionar mundo afora. Em 1949 o Furacão foi o primeiro paranaense a explorar a fronteira, quando foi realizar uma série de amistosos com times do Paraguai. Foram três jogos e duas derrotas. Desde então, Coritiba e Paraná Clube (este criado em 1989 vale lembrar), também se aventuraram pela América do Sul e até Europa por conta de competições internacionais ou amistosos. O extinto Colorado foi parar até na África, em 1974 para uma série de jogos não oficiais. Times do interior também carimbaram o passaporte, como o Londrina em 1971, no Paraguai, e o Grêmio Maringá, em 1982, quando esteve na Argentina.

+ Lista: Furacão viajou com 21 jogadores; saiba quem seguiu pro Japão

Porém, nenhuma equipe paranaense em categorias profissionais até o momento tinha estado no continente Asiático para uma competição. O Athletico já deixará seu nome marcado do outro lado do mundo e pode trazer para Curitiba um título ainda pouco celebrado em terras brasileiras.

+ Confira: Divulgadas mais cinco rodadas da Série A; veja os jogos do Athletico

A Copa Levain foi criada pela Conmebol em parceria com a Associação de Futebol do Japão (JFA) e existe desde 2008. O único clube brasileiro que já levantou a Taça foi o Internacional em 2009. Apenas outros dois times do Brasil, além do Colorado, chegaram à disputa, mas perderam: São Paulo, em 2013, e Chapecoense, em 2017.

Confira as competições internacionais já disputadas pelo Athletico fora do Brasil

• Torneio de Winthertur (1992 e 1993): Suíça
• Desafio EUA-Brasil (2007): Estados Unidos
• Copa Libertadores (2000, 2002, 2005, 2014, 2017 e 2019): Peru, Uruguai, Equador, Bolívia, Colômbia, Paraguai, México, Argentina e Chile.
• Sul-Americana (2006, 2007, 2008, 2009, 2011, 2015 e 2018): Argentina, Uruguai, México, Paraguai, Venezuela e Colômbia.
• Marbella Cup (2013): Espanha
• Recopa Sul-Americana (2019): Argentina
• Copa Levain (2019): Japão

Nikão e Léo Pereira no avião que levou a delegação rubro-negra a Frankfurt. Foto: Miguel Locatelli/CAP
Nikão e Léo Pereira no avião que levou a delegação rubro-negra a Frankfurt. Foto: Miguel Locatelli/CAP

+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre futebolentretenimentohoróscopo, nossos blogs exclusivos e os Caçadores de NotíciasVem com a gente!