Ibagué, Colômbia – É nesta terça-feira (5) que a história do Athletico na Libertadores 2019 começa a ser escrita. A partir das 21h30, o Furacão enfrenta o Deportes Tolima no estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué, na Colômbia. A equipe rubro-negra faz sua primeira partida oficial de 2019 e dá início a sua sexta participação na competição mais importante do continente Sul Americano. A aposta do Furacão será jogar com intensidade, mas pregando a humildade.

+ Leia mais: Furacão faz o reconhecimento do gramado no palco do espetáculo

O grupo atleticano treina há dois meses com o foco na longa temporada que inclui disputas de visibilidade internacional como a Recopa Sul-Americana e a Copa Suruga Bank, no Japão, além da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. O técnico Tiago Nunes aposta no bom preparo de seu grupo para a maratona que terá pela frente, mas confessou que depois de tanto tempo sem pisar oficialmente no gramado, o grupo está apreensivo pelo momento da estreia.

+ Confira:  Camisas do Tolima estão por todas as partes em Ibagué, cidade da estreia do Athletico

“É normal, é uma Libertadores, competição importante, mas uma ansiedade controlada faz bem, eleva nosso nível de alerta de atenção e respeito com o adversário que a gente vai enfrentar”, garantiu o treinador.

Jogadores estão animado pra enfrentar o Tolima. Foto: Jonathan Campos
Jogadores estão animado pra enfrentar o Tolima. Foto: Jonathan Campos

Com dois desfalques para o jogo, já que os titulares Lucho González e Jonathan não foram relacionados para o jogo por conta de lesões, o treinador ainda tem outras peças para que o elenco fique encaixado.

+ Veja ainda: Palco do duelo do Athletico com o Tolima passa por últimos ajustes

Para a vaga aberta na lateral-direita é certo que Madson vá atuar. Já para o lugar de Lucho, Nunes pode trabalhar algumas possibilidades. Além disso, há a expectativa para saber se Márcio Azevedo ganhará a oportunidade de ser titular na lateral-esquerda e se no ataque Rony ou Marcelo Cirino começarão entre os 11 principais.

Para o comandante, cada concorrente a uma vaga tem uma característica única que não se sobrepõe a de outros atletas do time. “O Márcio é um jogador mais organizador, o Renan um pouco mais vertical. O Camacho é mais construção, o Wellington é mais defensivo. Rony gera mais espaço para ele mesmo, tem mais movimento e o Marcelo tem mais presença de área. São características que se completam”, detalhou o comandante que, mesmo não divulgando os escolhidos, já sabe muito bem como colocará sua equipe para jogar.

+ Mais na Tribuna: Furacão chegou a Ibagué com recepções de torcedores do Tolima

“Na minha cabeça já está pronto desde a última semana, direcionando a equipe que vai jogar. Todos os atletas receberam oportunidade e é uma questão de momento, circunstância, adversário. A temporada é muito longa, vamos ter muitos jogos pela frente”, garantiu, lembrando dos amistosos que o grupo teve em que atletas até do time de aspirantes foram relacionados para mostrarem seu potencial.

Humildade

Afirmando que não há favoritos na Libertadores e lembrando de um feito histórico quando o Tolima eliminou o favorito Corinthians na Libertadores de 2011, Nunes quer que sua equipe tenha os pés no chão e aproveite o momento para conhecer os pontos fracos.

“Quem conhece a Libertadores sabe que é um torneio muito difícil, não somos favoritos. A gente vem para tentar vencer a partida, como não pode ser diferente, mas um dos fatores que fizeram com que a gente conquistasse a Sul-Americana foi conhecer as nossas limitações. Vamos nos conhecendo jogo a jogo e vamos entender em que nível estamos a partir deste jogo”, finalizou.

Ficha técnica

Copa Libertadores
Grupo G – 1ª Rodada

Deportes Tolima × Athletico

Tolima
Montero; Castrillón, Mosquera, Vargas, Banguero; Gordillo, Robles, Carrascal; González, Albornoz y Pérez.
Técnico: Alberto Gamero

Athletico
Santos; Madson, Thiago Heleno, Léo Pereira e Renan Lodi (Márcio Azevedo); Camacho (Wellington), Bruno Guimarães e Tomás Andrade; Rony (Marcelo), Nikão e Marco Ruben.
Técnico: Tiago Nunes

Local: Manuel Murillo Toro (Ibagué-COL)
Horário: 21h30
Árbitro: Piero Maza (Fifa-CHI)
Assistentes: Raul Orellan (Fifa-CHI) e Edson Cisternas (Fifa-CHI)

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!