Após surgir como uma das principais promessas da base do Athletico e deixar o clube de graça em julho de 2018 rumo ao Estoril, de Portugal, o jovem volante Marcos Antônio foi anunciado na última terça-feira (19) como reforço do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.

+ Leia também: Tiago Nunes elogia postura do Furacão, mas diz ter dúvidas no time

Conhecido no Furacão como Marcos Bahia, o meio-campista de 18 anos havia sido destaque da seleção sub-17 que disputou o Mundial em 2017 e principal destaque da equipe no título invicto sul-americano da categoria no mesmo ano. No entanto, ele possuía somente vínculo de formação com o Rubro-Negro e recebia uma ajuda de custo de R$ 2,5 mil.

O impasse para a assinatura de um contrato profissional, por sua vez, se agravou quando o presidente do Conselho Deliberativo do Athletico, Mario Celso Petraglia, criticou Bruno Paiva, um dos sócios da OTB Sports, pela negociação frustrada com o técnico holandês Clarence Seedorf, que durou semanas, mas acabou não vingando.

+ Mais na Tribuna: Athletico já vai ganhando uma cara pra estreia na Libertadores

A OTB gerencia as carreiras tanto de Seedorf, como de Marcos Antônio. Petraglia firmou que Paiva estaria “agindo para impedir a profissionalização do garoto”, apenas esperando o fim do vínculo de formação para fechar com outro clube.

O jogador foi parar no modesto Estoril, de Portugal. Neste ano, disputou o Sul-Americano sub-20 com a seleção brasileira, antes de fechar com o Shakhtar por cinco anos. Os valores da transferência não foram divulgados.

Ele será o décimo brasileiro do elenco do time, que já conta com Ismaily, Taison, Dentinho, Alan Patrick, Wellington Nem, Maycon, Marquinhos Cipriano, Fernando e Júnio Moraes.

Tradicional reduto de promessas brasileiras, a equipe ucraniana contratou mais de 25 brasileiros desde 2008. Os meias Jadson e Fernandinho, revelados pelo Furacão, são exemplos.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!