Buenos Aires – O Athletico entra em campo nesta quarta-feira (31), às 21h30, contra o Boca Juniors, na Bombonera, para fazer história. Em todos os sentidos. Qualquer triunfo é favorável ao Furacão, que se ganhar por 1×0 leva a decisão para os pênaltis, e todos outros resultados positivos garantem a classificação para a próxima fase da Libertadores. Ou seja, é ganhar ou ganhar. O jogo será transmitido pelo SporTV.

Para isso, terá que superar um retrospecto amplamente favorável aos argentinos, que até hoje só foram eliminados quatro vezes como mandante na competição. Por isso, se o time atleticano avançar para as quartas de final será um feito memorável e marcante, na história dos clubes e do torneio.

+ Leia mais: Athletico embarca pra Buenos Aires e pode ter novidade no time titular

Mas nem mesmo isso diminui a confiança atleticana. Pelo contrário. Logo após a derrota por 1×0 no jogo de ida, na Arena da Baixada, o discurso era de que era possível reverter a desvantagem. Depois da vitória por 2×0 sobre o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro, quando o foco se voltou totalmente à Libertadores, a expectativa só aumentou.

“O que falei após o jogo, que vamos lá para vencê-los, é um sentimento que tenho no coração. O futebol é maravilhoso, não existe verdade absoluta. Vamos fazer todo o possível para vencer o adversário lá, com convicção, tentar fazer o gol desde o primeiro minuto e nosso clima está muito bom, ambiente leve. Temos potencial para vencê-los e esta esperança vamos carregar para o jogo”, afirmou o técnico Tiago Nunes, que nem cogita voltar da Argentina eliminado.

Bombonera deverá estar lotada. Foto: Jonathan Campos.
Bombonera deverá estar lotada. Foto: Jonathan Campos.

“Tenho certeza (que vai reverter). Vamos fazer um grande jogo lá. Fizemos um planejamento de três jogos. Nos dá confiança para conquistarmos a terceira vitória seguida fora de casa, agora contra o Boca”, acrescentou o treinador.

Historicamente, o Athletico se classificou fora de casa na Libertadores apenas uma vez fora da Arena. Em 2005, nas oitavas de final, o Furacão superou o Cerro Porteño nos pênaltis. Em compensação, na Copa Sul-Americana do ano passado, quando foi campeão, eliminou Newell’s Old Boys, da Argentina, Peñarol, do Uruguai, e Fluminese longe de seus domínios.

+ Confira também: Boca Juniors foi eliminado em casa apenas quatro vezes na Libertadores

Mas nada melhor do que se sentir em casa para buscar uma virada tão complicada. E a Argentina vem se tornado esta ’segunda casa’ do Furacão, que jogará pela terceira vez no país vizinho nesta temporada. Nas outras duas vezes que atuou em Buenos Aires, sofreu duas derrotas, mas em ambas apresentando um futebol convincente.

Primeiro, diante do mesmo Boca Juniors, perdeu de virada por 2×1 na Bombonera, quando sofreu com a arbitragem, que influenciou diretamente no resultado. Depois, levou 3×0 do River Plate, no Monumental de Nuñez, na final da Recopa, mas segurava o 1×0 até os acréscimos, não se entregando em campo. Agora, conhecendo bem o território, já vai mais calejado para o desafio.

Torcedoras do Athletico na Bombonera. Foto: Jonathan Campos.
Torcedoras do Athletico na Bombonera. Foto: Jonathan Campos.

Para buscar a vitória na Argentina, o Rubro-Negro deve ter só uma alteração em relação à derrota na Arena, a entrada do volante Wellington, que volta de suspensão, no lugar de Lucho González.

FICHA TÉCNICA

LIBERTADORES
Oitavas de final – Jogo de volta

Boca Juniors x Athletico

Boca Juniors
Andrada; Weingandt, Alonso, Izquierdoz e Mas; Capaldo, Nandéz, Marcone e Mac Allister; Zárate e Ábila.
Técnico: Gustavo Alfaro

Athletico
Santos; Jonathan, Pedro Henrique, Léo Pereira e Márcio Azevedo; Wellington, Bruno Guimarães e Nikão; Marcelo Cirino, Rony e Marco Ruben.
Técnico: Tiago Nunes

Local: La Bombonera (Buenos Aires-ARG)
Horário: 21h30
Árbitro: Júlio Bascuñan (CHI)
Assistentes: Christian Schiemann (CHI) e Claudio Urrutia (CHI)
VAR: Andrés Cunha (URU)

+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre nossa regiãofutebolentretenimento horóscopo, além de blogs exclusivos e os Caçadores de Notícias, com histórias emocionantes e grandes reportagens. Vem com a gente!