O Athletico conhecerá na noite desta segunda-feira (17), a partir das 21h30, os seus adversários da Libertadores 2019, em sorteio que a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) fará o sorteio dos grupos em Assunção, no Paraguai. O Furacão está no pote 2, por ter conquistado a Copa Sul-Americana.

+ Leia também: Furacão é condenado a pagar multa milionária à prefeitura

A definição dos potes é feita de acordo com o ranking de clubes da entidade, que leva em consideração o desempenho das equipes na Libertadores nos últimos dez anos, além do histórico geral na competição. Além disso, vai para o pote 1 o atual campeão do torneio, o River Plate, enquanto o campeão da Sul-Americana, no caso o Rubro-Negro, vai diretamente para o pote 2, que terá também Flamengo, Internacional, Cerro Porteño, do Paraguai, San Lorenzo, da Argentina, Emelec, do Equador, Sporting Cristal, do Peru, e Universidad Católica, do Chile.

Estes times o Athletico não poderá encarar na primeira fase, além dos brasileiros Cruzeiro, Palmeiras e Grêmio, que estão no pote 1. Por conta do regulamento, times do mesmo país não se enfrentam nesta primeira fase, exceto se vierem do mata-mata, casos de São Paulo e Atlético-MG.

+ Mais na Tribuna: Após chegar sob desconfiança, Veiga vai embora com moral

Ou seja, do pote 1 o Furacão pode encarar River Plate, Boca Juniors, ambos da Argentina, Nacional, Peñarol, os dois do Uruguai, ou Olímpia, do Paraguai.

Furacão está no pote 2 por ter sido campeão da Sul-Americana. Foto: Lineu Filho
Furacão está no pote 2 por ter sido campeão da Sul-Americana. Foto: Lineu Filho

Os adversários do pote 3 são Rosario Central, Huracán e Godoy Cruz, todos da Argentina, Junior Barranquilla, da Colômbia, Jorge Wilstermann, da Bolívia, LDU, do Equador, Alianza Lima, do Peru, e Zamora, da Venezuela.

Por fim, do pote 4 podem vir Deportes Tolima, da Colômbia, Deportivo Lara, da Venezuela, Universidad Concepción, do Chile, San Jose ou Royal Pari, da Bolívia e os quatro que vierem da fase classificatoria.

Nesta etapa preliminar, na primeira fase, estão The Strongest, da Bolívia, Defensor Sporting, do Uruguai, e Nacional do Paraguai, no Pote 1, e Real Garcilaso, do Peru, Delfín, do Equador, e Deportivo La Guaira, da Venezuela, no Pote 2. Destes três confrontos sairão três classificados, que se juntam a outros 13 clubes.

Acompanhe todo o sorteio em Tempo Real na Tribuna!

Na segunda fase, aparecem no Pote 1 Atlético-MG, São Paulo, Atlético Nacional, da Colômbia, Libertad, do Paraguai, Barcelona, do Equador, Universidad de Chile, Caracas, da Venezuela, e Independente Medellín, da Colômbia. Já no Pote 2 estão, além dos três que virão da primeira fase, Melgar, do Peru, Palestino, do Chile, Danubio, do Uruguai, Talleres, da Argentina, e San Jose ou Royal Pari, da Bolívia.

+ Vai e vem: Confira TODAS as notícias sobre o mercado da bola!

Adversários na final da Sul-Americana, Atlético e Junior Barranquilla podem se reencontrar na Libertadores. Foto: Lineu Filho
Adversários na final da Sul-Americana, Atlético e Junior Barranquilla podem se reencontrar na Libertadores. Foto: Lineu Filho

Ou seja, as combinações de chaveamento são enormes e fazendo algumas simulações, o Athletico pode ter pela frente alguns velhos conhecidos como o Junior Barranquilla, adversário na final da Sul-Americana, River Plate, com quem fará a decisão da Recopa, e Caracas, que também enfrentou em 2018.

Além disso, pode cair em um ‘grupo da morte’, com Boca Juniors, LDU ou Jorge Wilstermann e São Paulo ou Atlético-MG, como também pode ter um caminho mais tranquilo, encarando Olímpia, Zamora e Delfín ou Royal Pari ou Universidad Concepción.

Confira todos os potes do sorteio:

Pote 1 – River Plate (ARG), Boca Juniors (ARG), Grêmio, Peñarol (URU), Nacional (URU), Palmeiras, Cruzeiro e Olímpia (PAR)

Pote 2 – Athletico, Cerro Porteño (PAR), San Lorenzo (ARG), Emelec (EQU), Internacional, Flamengo, Universidad Católica (CHI) e Sporting Cristal (PER)

Pote 3 – Jorge Wilstermann (BOL), Rosario Central (ARG), LDU (EQU), Alianza Lima (PER), Huracán (ARG), Godoy Cruz (ARG), Zamora (VEN) e Independiente Medellín (COL)

Pote 4 – Deportivo Lara (VEN), Deportes Tolima (COl), Universidad Concepción (CHI), San José ou Royal Pari (BOL) e quatro classificados da pré-eliminar

Fase pré-eliminar:

Primeira fase:

Pote 1 – The Strongest (BOL), Defensor Sporting (URU) e Nacional (PAR)

Pote 2 – Real Garcilaso (PER), Delfin (EQU) e Deportivo La Guaira (VEN)

Segunda fase:

Pote 1 – Atlético Nacional (COL), Atlético-MG, São Paulo, Libertad (PAR), Barcelona (EQU), Universidad de Chile (CHI), Caracas (VEN) e Independiente Medellín (COL)

Pote 2 – Melgar (PER), Palestino (CHI), Danubio (URU), Talleres (ARG), San José ou Royal Pari (BOL) e os três classificados da primeira fase

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!